Novo momento

Venezuela faz reforma ministerial e nomeia novo presidente da Assembleia Constituinte

Diosdado Cabello, um dos principais nomes do chavismo, é o novo líder; o deputado foi empossado nessa terça-feira (19)

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Maduro ao lado do deputado Diosdado Cabello, que assume a presidência da ANC, poder plenipotenciário do Estado venezuelano
Maduro ao lado do deputado Diosdado Cabello, que assume a presidência da ANC, poder plenipotenciário do Estado venezuelano - ANC

O deputado Diosdado Cabello, um dos principais líderes políticos do chavismo, foi eleito presidente da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) venezuelana por unanimidade. Ex-militar, homem leal ao ex-presidente Hugo Chávez, Cabello esteve ao seu lado em todos os momentos históricos da Revolução Bolivariana.

Continua após publicidade

Ele foi um dos militares que, junto com Chávez, promoveram um levante contra o governo ditatorial de Carlos Andrés Pérez, em 4 de fevereiro de 1992. Também esteve na resistência contra o golpe de Estado de 2002, que tentou destituir o líder bolivariano com apoio dos EUA. 

Querido pelos chavistas e odiado pelos opositores, o deputado constituinte classificou sua eleição para o órgão máximo do Estado venezuelano como “um novo começo, uma nova etapa” da Assembleia Nacional Constituinte que, em agosto, completa um ano desde que foi eleita.

Diosdado é o sucessor de Delcy Rodríguez, que na última semana foi nomeada vice-presidenta da República pelo presidente Nicolás Maduro. Na Venezuela, o cargo de vice-presidente é indicado pelo Poder Executivo, conforme estabelecido pela Constituição. Delcy continuará liderando o processo de diálogo e reconciliação entre governo e oposição que foi iniciado na ANC e e que, agora, está a cargo da vice-presidência.

Reforma ministerial

Além nomeação da vice-presidenta, Nicolás Maduro realizou uma reforma ministerial na última quinta-feira (14). Outra nomeação de peso foi a de Tarek Al Aissami, antigo vice-presidente, para o Ministério da Indústria e Produção Nacional. A pasta recém-criada concentrará todos os projetos econômicos para a recuperação do país.

Assim como Delcy Rodríguez, o deputado constituinte Eduardo Piñate licenciou-se da ANC para assumir o Ministério do Processo Social do Trabalho, que seria o equivalente ao Ministério do Trabalho no Brasil. Segundo Maduro, a nomeação dos dois parlamentares constituintes tem como objetivo levar para o governo o “espírito renovador, transformador e revolucionário da ANC”.

No Ministério da Mulher, saiu Blanca Eekhout, quadro histórico do chavismo, para a entrada da ex-governadora do estado de Aragua, Caryl Bertho, até então desconhecida no cenário político nacional.

Outros oito ministérios sofreram alterações. Para o Comércio Exterior e Investimento Internacional foi nomeada a ex-presidenta do Banco Agrícola Yomana Koteich; no Ministério da Pesca, Dante Rivas; Obras Públicas, Marleny Contreras, que antes era ministra de Turismo; na Agricultura Urbana, Mayerlin Arias, que era coordenadora do programa de alfabetização Misión Robert Serra; no Turismo, entrou Stella Lugo; para o Ecoturismo, Henryck Rangel; Transporte, Hipólito Abreu; e no Ministério do Abastecimento de Água, criado na última semana, assumiu Evelyn Vásquez.

No total, foram 12 nomeações, entre elas, sete são de ministras mulheres. A maior parte dos novos ministros é desconhecida da vida política nacional, alguns são quadros técnicos e jovens. Com a criação de duas novas pastas, a Venezuela passa a ter 33 ministérios. Os outros 21 cargos foram mantidos. O novo gabinete, que será responsável pela gestão do governo do presidente Nicolás Maduro, reeleito no dia 20 de maio para um mandato de seis anos, terá como principal tarefa a recuperação econômica do país e a reconciliação nacional.

"Dei tarefas específicas à nova vice-presidenta. A primeira delas é a reconciliação e a paz nacional. A todos os atores sociais, políticos e econômicos quero dizer que aqui tem uma vice-presidenta para o diálogo, para a reconciliação, para o entendimento e a paz", disse o presidente Maduro durante a posse dos ministros.

Edição: Vivian Neves Fernandes