Assédio

MPF abre investigação contra brasileiros que fizeram vídeo polêmico na Rússia

Os homens estão em viagem na Rússia para acompanhar a Copa do Mundo de Futebol Masculino

|

Ouça o áudio:

Para o MP, a conduta dos brasileiros desrespeitou a dignidade e expôs a estrangeira a humilhação pública
Para o MP, a conduta dos brasileiros desrespeitou a dignidade e expôs a estrangeira a humilhação pública - Reprodução/Facebook

O Ministério Público Federal no Distrito Federal abriu inquérito nesta quinta-feira para investigar os brasileiros que aparecem em um vídeo estimulando uma mulher a repetir em português palavras de baixo calão sobre o órgão genital feminino, sem que ela saiba o significado do que está dizendo.

Continua após publicidade

Os homens estão em viagem na Rússia para acompanhar a Copa do Mundo de Futebol Masculino e o comportamento deles causou polêmica.

O objetivo do Ministério Público é apurar se o caso se enquadra como crime de injúria. A investigação foi solicitada à Polícia Federal em caráter de urgência e será baseada na Convenção Internacional sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher.

Como o Brasil é signatário da convenção, precisa garantir que os direitos humanos de cada cidadão serão respeitados assim como a igualdade de condições entre as pessoas. Isso permite que o Ministério Pública faça a investigação.

Para o MP, a conduta dos brasileiros desrespeitou a dignidade e expôs a estrangeira a humilhação pública, diante do cunho nitidamente machista e discriminatório percebido nas imagens.

Ao final da investigação, pode ser oferecida denúncia contra os brasileiros protagonistas da situação. A Polícia Federal afirmou, por meio de nota, que não divulga informações sobre eventuais investigações em andamento.

Edição: Diego Sartorato