Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

DIVERSIDADE

Opinião | Dia do orgulho LGBT: e as sapatão?

Em pautas como a parada LGBT, as fotos e as declarações são tomadas por uma maioria de homens cis e brancos

28.jun.2018 às 17h30
Rio de Janeiro (RJ)
Camila Marins
Dia 28 de junho é o dia do orgulho LGBT, marcado pela Revolta de StoneWall,

Dia 28 de junho é o dia do orgulho LGBT, marcado pela Revolta de StoneWall, - Foto: Mídia Ninja

Dia 28 de junho é o dia do orgulho LGBT, marcado pela Revolta de StoneWall, um levante de lésbicas, trans, gays e bissexuais contra a violência policial, nos Estados Unidos. Para iniciar este artigo, recorro à fala de Neusa das Dores, uma das idealizadoras e organizadoras do 1° Seminário Nacional de Lésbicas, realizado em 1996, no Rio de Janeiro. Em uma entrevista, ela contou sobre três elementos que formam um triângulo: visibilidade, saúde e estratégia de organização. 

Quando falamos em visibilidade pensamos em comunicação e, portanto, nos apagamentos que a mídia promove. Em pautas específicas, como a parada LGBT, as fotos e as declarações são tomadas por uma maioria de homens cis e brancos. Para além de fala nas pautas específicas, precisamos articular uma comunicação interseccional. Isso significa pautar as mulheres lésbicas em matérias sobre feminicídio, saúde pública, educação, economia. E nessa intersecção dar visibilidade às mulheres lésbicas negras pobres. Articular raça e classe numa comunicação que possibilite mover as estruturas hegemônicas.  

Quando falamos em feminicídio, falamos em estupro corretivo e os dados do Dossiê Lesbocídio apontam o aumento de 150% de mortes de lésbicas em quatro anos. Quando falamos em saúde pública, podemos falar sobre a falta de um protocolo de saúde que promova acolhimento às mulheres lésbicas que, muitas vezes, são expulsas dos ambulatórios sem fazer o exame preventivo, já que apagam nossa sexualidade. Quando falamos em educação pública, isso também significa falar sobre a evasão de lésbicas de escolas e universidades por conta de lesbofobia e esta situação piora em tempos de Escola Sem Partido, que interdita o debate de gênero. Esta reflexão se estende aos meios de comunicação privados e alternativos.  

Uma pesquisa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) aponta que nós, mulheres, somos maioria da categoria, mas este número não se reflete no mercado de trabalho. Os cargos de chefia são ocupados majoritariamente por homens. A garantia da visibilidade também perpassa por uma questão central: a empregabilidade de mulheres lésbicas que quando reconhecidas pelo ativismo tornam-se consultoras de uma redação. Os veículos de comunicação não abrem espaço para colunas específicas para lésbicas. Visibilidade pode produzir sentidos de resistência e organização. Uma comunicação, enfim, feita por e para lésbicas. Passou da hora dos veículos abrirem seus armários e enfrentarem com seriedade essa discussão. 

Ocupa tudo, sapatão!  

*Camila Marins é jornalista e ativista lésbica.

Editado por: Brasil de Fato RJ
Tags: lgbt
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

FALTA MUITO

Somente 15% dos frigoríficos do Cerrado participam de pacto de combate ao desmatamento

ATAQUE

Israel bombardeia Irã em escalada do conflito no Oriente Médio

PREVENÇÃO DE DANOS

MPF quer suspender leilão de 47 blocos de petróleo na foz do Amazonas

ARTIGO 19

Falta de controle das redes se deve à inação do poder público e não ao Marco Civil, diz especialista sobre julgamento no STF

SRAG

Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.