Exclusivo

Lula a Stedile: “A partir de janeiro vamos mudar o Brasil”

Ex-presidente falou sobre diversos assuntos da atualidade durante visita de João Pedro Stedile e Rui Falcão, no dia 5

Brasil de Fato | São Paulo |
Ex-presidente Lula durante a caravana Lula pelo Brasil, edição nordeste
Ex-presidente Lula durante a caravana Lula pelo Brasil, edição nordeste - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

No dia 5 de julho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) desde o dia 7 de abril, recebeu a visita do ex-presidente do PT, Rui Falcão, e o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile.

Durante a conversa, o ex-presidente voltou a reafirmar sua pré-candidatura à presidência da República, e se posicionou sobre vários temas, relatados em seguida pelos visitantes. Confira: 

Economia e USA

A cada dia fica mais claro os interesses dos capitalistas dos Estados Unidos para controlarem a economia do Brasil. Essa visita do vice-presidente ao Brasil, a subserviência do governo golpista, demonstram que os Estados Unidos estão perdendo terreno, a cada dia, para a China e Europa e querem voltar a controlar a economia da América latina, como forma de obter vantagens e ter melhores condições de riquezas naturais do que seus concorrentes.

Privatização

O governo golpista e ilegítimo está acelerando ao máximo a entrega do petróleo e do patrimônio de energia que é a Eletrobras. E devem tirar o valor das ações do governo na Vale, para que ela possa transferir a sede para outro país.

Judiciário

Estou indignado, sou inocente. Não há nenhuma prova apresentada pelo Moro, apenas suposições. E agora essas manipulações que envolveram o TRF 4 e alguns ministros do STF. Só quero que o STF julgue meu processo, olhe as provas, os argumentos dos dois lados. Quero apenas justiça. Só quero o STF cumpra sua função de ser zelador da Constituição. E para isso, precisam julgar logo a consulta da ADC [Ação Declaratória de Inconstitucionalidade]  do PCdoB, sobre a prisão ainda em segunda instância.

Candidatura 

Sou candidato a presidente. Vou disputar. E vou lutar para isso até as últimas consequências.

O futuro do Brasil 

A política apodreceu. Está totalmente afastada dos interesses do povo e da verdadeira democracia. Acho que depois de ganharmos as eleições, devemos convocar uma assembleia constituinte para fazer uma reforma política profunda, e devolver ao povo o direito de decidir sobre o futuro do país. 

Nós precisamos radicalizar a política, no bom sentido. Mobilizar cada vez mas gente, organizar nosso povo, e prepararmos um programa de governo popular para fazer as reformas profundas que o país precisa e enfrentar a crise econômica, social e política. E a partir de janeiro vamos mudar o Brasil.

Mensagem aos militantes

Continuem firmes. Agradeço ao povo brasileiro que me apoia, me dá energias e mantém seu apoio [à minha candidatura] para presidente. Agradeço aos militantes que estão firmes e organizando o povo. Só o povo organizado pode barrar essas loucuras dos golpistas e do Poder Judiciário.

Aos militantes da vigília em Curitiba, que permanecem firmes comigo há mais de 90 dias, tenho o maior carinho e respeito. Acho que no futuro teremos que dar uma medalha a cada um deles.

Aos militantes do MST e da Frente Brasil Popular, envio o meu abraço de companheiro. Serei sempre grato a tudo o que estão fazendo.


 

Edição: Juca Guimarães