Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Parlamento

Congresso deve terminar o ano com freio de mão puxado e pautas conservadoras

Em ano eleitoral, parlamentares diminuem as atividades para investir nas campanhas de reeleição

13.jul.2018 às 18h44
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h44
Brasília (DF)
Rafael Tatemoto
Segundo levantamento do Diap, cerca de 80% dos parlamentares buscarão reeleição

Segundo levantamento do Diap, cerca de 80% dos parlamentares buscarão reeleição - Agência Brasil

Com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e o início do recesso parlamentar, as presidências da Câmara e do Senado devem discutir a partir de agosto o calendário e a agenda legislativa do segundo semestre, último da atual legislatura. 

Ainda não há definição dos temas que serão debatidos pelas duas casas após a volta do recesso. Há apenas a expectativa de que ocorram ao menos duas semanas de “esforço concentrado” antes das eleições. No jargão do Congresso, a expressão significa um acordo entre os partidos para que haja quórum para as votações. 

Isto porque tradicionalmente, no segundo semestre de atividades legislativas em anos de eleição, os parlamentares se dedicam às campanhas para reeleição. O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), falou sobre o tema para a imprensa nesta quinta-feira (12).

“No período eleitoral e pré-eleitoral, é uma praxe negativa da Casa não entrar em matéria polêmica. Não tem havido reunião do Colégio de Líderes. Eu pressuponho que, em primeiro de agosto, Rodrigo Maia vai nos convocar. A expectativa, como costuma acontecer, é que nas votações, antes do 16 de agosto, quando começa o período de campanha, ou no esforço concentrado de setembro, tudo fica minimizado”, disse. 

A histórica baixa das atividades nestes momentos será agravada por outros fatores neste ano. A crise política e a desconfiança da população, segundo Neuriberg Dias, analista político do Diap, aprofundarão essa tendência.

“Esse ano tende a ter uma produção bem menor que em anos [eleitorais] anteriores, porque há uma preocupação muito grande para se garantir a reeleição.Tende a ser muito mais abaixo, porque tem de voltar as bases. Antes, era quase automático por conta do ambiente social, econômico e político favorável a todos”, diz.

Segundo Dias, ainda que o desgaste dos parlamentares seja generalizado, os integrantes da base do governo sofrerão ainda mais, por terem aderido à agenda de Michel Temer – reforma trabalhista, da Previdência e as votações contra o prosseguimento das denúncias formuladas pela Procuradoria-Geral da República. Levantamento do próprio Diap indica que cerca de 80% dos senadores que encerram o mandato e dos deputados buscarão a reeleição. 

O analista político prevê que a maior parte do chamado esforço concentrado no Plenário das casas deve se voltar à votação de Medidas Provisórias, que têm prazo de validade legal caso não sejam aprovadas pelo Congresso. Se no plenário temas polêmicos estar presentes, temas sensíveis para “grupos de interesse” podem ganhar destaque nas comissões. 

“A pauta social e econômica não tende a avançar, mas principalmente temas ligados à segurança pública. Escola Sem Partido, sem dúvida, pode ser discussão. Mas dificilmente conseguem se reunir para votar essas matérias [em Plenário]”, afirma Dias. 

Dias entende que as movimentações nas comissões, que podem incluir ainda a questão da revogação estatuto do desarmamento, terão mais o objetivo de atrais interesse midiático do que possibilidade concreta da aprovação, servindo prioritariamente como forma de propaganda eleitoral indireta. Isso porque, com o percentual de intenção de votos de Jair Bolsonaro (PSC-RJ), muitos parlamentares buscarão se apresentar como defensores de uma plataforma próxima à do candidato de extrema-direita. 

Editado por: Juca Guimaraes
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Justiça

Prefeito Ricardo Nunes (SP) é obrigado a cumprir decreto e renomear ruas que homenageiam a ditadura

PRIVATIZAÇÃO

Justiça de Minas Gerais questiona ação do governo Zema e suspende venda de usinas da Cemig

Medicamento

Mounjaro chega ao Brasil: entenda diferenças, riscos e indicações do concorrente do Ozempic

Eleições

TSE vai cancelar título de 5,3 milhões de eleitores; saiba como regularizar sua situação

Tramitação

CCJ do Senado aprova PEC que acaba com a reeleição e unifica os pleitos

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.