Especial

Edição especial do Brasil de Fato chega às ruas de todo o país

A edição traz o posicionamento do sistema Brasil de Fato com relação às eleições e ao direito de Lula ser candidato

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em solidariedade a Lula, moradores do acampamento Dom Tomás Balduíno, do MST, em Quedas do Iguaçu (PR), exibem máscara do ex-presidente
Em solidariedade a Lula, moradores do acampamento Dom Tomás Balduíno, do MST, em Quedas do Iguaçu (PR), exibem máscara do ex-presidente - Ricardo Stuckert

O Brasil de Fato lança, nesta semana, a edição especial impressa que irá circular o país. Serão milhares de exemplares distribuídos gratuitamente. A edição traz o posicionamento do Sistema Brasil de Fato com relação às eleições e ao direito de o ex-presidente Lula ser candidato. Mais do que isso, a nossa defesa para que ele seja eleito como a única forma de barrar o golpe. 

Acesse o arquivo e leia, abaixo, o editorial na íntegra:

 

Por que defendemos o direito de Lula ser candidato?

Estamos vivendo um Estado de exceção, fruto de um golpe. Ele teve início na derrocada da presidenta legítima Dilma Rousseff e segue atropelando os direitos conquistados ao longo dos anos pelos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras. Nada ficou intocado. Direitos trabalhistas, previdenciários, educação, sociais, reforma agrária, titulação de terras indígenas, SUS, entre outros.

O papel dos meios de comunicação neste enredo parlamentar-jurídico e midiático, foi determinante, quando não, de liderança. A chamada "grande mídia" - em especial da Rede Globo -, envolta em falsos ares de isenção e democracia, fez a amarração do golpe em aliança com parte do Judiciário, do Ministério Público e do Congresso Nacional. Para isso, usou todo o seu aparato para convocar manifestações golpistas trasvestidas de protestos contra a corrupção; fez articulações nos bastidores do poder e moveu seu poder econômico em favor da ruptura com a democracia. Nesse processo, manipulou a opinião pública, contou mentiras e omitiu fatos.

Desde o golpe, o sistema Brasil de Fato (site, impressos regionais e rádio) vem denunciando os patrocinadores desse verdadeiro atentado contra o povo, que impacta prioritariamente a população pobre. Além disso, nossa linha editorial se expressa na divulgação das conquistas sociais dos últimos anos, fruto especialmente de gestões de partidos de esquerda nos níveis federal, estadual e municipal.

Se durante tais gestões o Brasil de Fato se posicionou no apoio a medidas voltadas aos anseios da classe trabalhadora - sem que, para isso, houvesse qualquer omissão das cobranças políticas necessárias -, consideramos que o Brasil chegou a um momento decisivo que exige a publicização da nossa linha editorial em relação ao tema que é central: Luiz Inácio Lula da Silva. Entendemos que o ex-presidente foi o alvo principal do golpe, que visa tirá-lo da corrida eleitoral, pois a possibilidade de ter Lula nas urnas poderia representar a volta da democracia com a classe trabalhadora como protagonista.

Lula é hoje preso político e está sequestrado por desmando de parte do Judiciário, haja vista sua condenação sem provas e com arbitrariedades em todo o processo. Defender o direito de o ex-presidente ser candidato é garantir a vigência das regras democráticas. É respeitar a Constituição e devolver ao povo as rédeas do futuro do país. Privar o ex-presidente desse direito é mais uma etapa do golpe.

 

Edição: Nina Fideles