Podcast

Estudante usa agroecologia para resgatar cultura de comunidades em Matopiba

Região é marcada pelo agronegócio e pela ofensiva contra as famílias que tentam sobreviver no local

Ouça o áudio:

Matopiba é marcada pelo agronegócio e pela produção de monocultura com forte presença de agrotóxicos
Matopiba é marcada pelo agronegócio e pela produção de monocultura com forte presença de agrotóxicos - Leticia Luppi
Região é marcada pelo agronegócio e pela ofensiva contra as famílias que tentam sobreviver no local

Foi na escola agrícola que Jaime Lima Honório deu os primeiros passos rumo ao seu projeto voltado à agroecologia. Até então, a escola particular onde Jaime cursa técnico agrícola, em Balsas, no Maranhão, só havia desenvolvido projetos voltados ao monocultivo. Os benefícios eram voltados aos grandes fazendeiros. 

Continua após publicidade

Jaime explica que desenvolveu o "Projeto Vida: orgânico sustentável, opção inteligente" e apresentou na escola, causando espanto dos colegas. Esse estranhamento dos colegas de classe e dos professores tem relação com a região que Jaime vive, conhecida como Matopiba. A sigla é a junção das iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A região é considerada umas das grandes fronteiras agrícolas do país na produção de grãos, mas os métodos de expansão do agronegócio e os agrotóxicos utilizados no local são questionados por ambientalistas. 

Jaime mora na comunidade Sete Lagoas, no município de Santa Filomena, no Piauí, que é afetada pelas práticas do agronegócio. O projeto do estudante tem como público alvo os moradores da região. “Eles (os moradores) já trabalham com o sistema agroecológico, só que quando chega para eles e pergunta: você trabalha com agroecologia? Eles respondem: o que é isso? Eles não sabem o que quer dizer. Então é um projeto que vai fazer demonstrações na comunidade, que vai servir de exemplos de que dá certo e vale a pena investir porque beneficiará ele (o morador) e a natureza”, explica Jaime.

A horta de Maria Zulmira, mãe de Jaime, é exemplo da prática entre os moradores das comunidades locais. Durante a passagem da reportagem pelo Sul do Piauí, ela mostrou com orgulho a plantação que trata sem uso do veneno. Apesar do cuidado, o roçado de Maria fica no pé de um morro e é atingido pelos agrotóxicos que descem com as chuvas. “A gente planta, mas quando a fava começa a ir bem, ela fica amarela. Eu acho que é por causa do veneno da serra que jogam de avião, aí prejudica as baixadas”, relata a mãe do jovem.

Jaime, que tem apenas 21 anos, quer aprimorar as experiências da comunidade e organizar os moradores para resistir às ofensivas dos grandes produtores. Mais do que plantar de forma agroecológica, o trabalho de Jaime também é uma maneira de preservar a descendência indígena da maioria dos locais que tem origem gamela. “Há ainda algumas culturas como plantar consociados, várias lavouras junto, que era o que os índios faziam e eles hoje fazem. Brincadeiras de roda que os índios faziam, eles [moradores] brincam. Mas eles esconderam sua cultura, perderam por medo. Para permanecer ali, eles tiveram que se adaptar ao que ofereciam, aos avanços tecnológicos, a lidar com agrotóxicos, ao modo de falar, a linguagem. Tudo foi se perdendo para se prevenir, para não sofrer agressões tão fortes como no passado”, avalia Jaime.    

A floresta, as sementes livres de veneno e a força de um jovem de mudar a realidade. É assim que germina e nasce a resistência em Matopiba.

*Com produção de Daniela Stefano

Edição: Júlia Rohden