Ditadura Militar

Argentina: Avós da Praça de Maio encontram o neto de número 128

A descoberta do novo neto, sequestrado durante a última ditadura, acontece em meio às celebrações de 40 anos das Avós

|
A organização de direitos humanos se dedica a buscar os netos e as netas desaparecidos na ditadura militar argentina (1976-1983)
A organização de direitos humanos se dedica a buscar os netos e as netas desaparecidos na ditadura militar argentina (1976-1983) - Reprodução/Avós da Praça de Maio

Uma “feliz notícia”, assim anunciaram as Avós da Praça de Maio, que encontraram um novo neto, o de número 128, fruto de sequestros e desaparecimentos durante a ditadura militar da Argentina, e que agora teve sua identidade restituída. 

“Com o objetivo de dar mais detalhes sobre o encontro do neto 128 e celebrar junto à sua família esta feliz notícia”, as Avós convocaram uma coletiva de imprensa para às 13h desta sexta-feira (3), na sede da organização em Buenos Aires, onde darão mais detalhes do caso, como informaram à imprensa.

A última neta foi recuperada em dezembro do ano passado. Trata-se da filha de Carlos “El Tula” Poblete e de María del Carmen “Pichona” (também conhecida como “la gorda” Moyano), ambos militantes da organização política Montoneros e que foram sequestrados na cidade de Córdoba, entre maio e junho de 1977, e ainda encontram-se desaparecidos.

A boa notícia chega em meio ao marco das festividades pelos 40 anos de vida do organismo de direitos humanos, as Avós da Praça de Maio. Neste domingo (5), acontecerá um grande recital gratuito na estação de trens da cidade de Tigre, na província de Buenos Aires.

O festival “40 anos com as Avós” contará com shows ao vivo de Nonpalidece, Bersuit Vergarabat, Kapanga, Bruno Arias, Ulises Bueno, Andando Descalzo, entre outros artistas. Os cantores e as bandas se apresentarão em total benefício da organização de direitos humanos. Este será o encerramento de uma série de atividades que foram realizadas durante todo o ano, com o objetivo de difundir a busca pelos mais de 300 netos e netas filhos de desaparecidos que ainda faltam ser encontrados.

Edição: Página 12 | Tradução: Vivian Fernandes