Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 04/08/2018

Confira agenda de mobilizações Lula Livre nos dias 10 e 15 de agosto

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Integrantes de movimentos populares estão em greve de fome para exigir justiça para o ex-presidente Lula
Integrantes de movimentos populares estão em greve de fome para exigir justiça para o ex-presidente Lula - Rogério Thomaz Júnior / PT Câmara

No dia 10 de agosto, as centrais sindicais do país se unem mais uma vez para uma grande manifestação nacional. O "Dia do Basta", como está sendo chamado, denuncia a miséria, o desemprego e os aumentos nos preços da gasolina e do gás de cozinha. Em Belo Horizonte, a Frente Brasil Popular está organizando uma programação de panfletagens e atos públicos. 

Continua após publicidade

O prazo para inscrição das chapas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) termina no dia 15 de agosto. Tudo indica que o Partido dos Trabalhadores (PT) vai inscrever Lula como candidato à presidência. Em Brasília, seis integrantes de movimentos populares estão em greve de fome. Eles reivindicam a liberdade de Lula e que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) revejam a decisão sobre a habeas corpus do ex-presidente.  

A greve de fome é ferramenta histórica da luta dos trabalhadores. Dessa vez, além de denunciarem a prisão política de Lula, os grevistas  também denunciam o retorno iminente do Brasil ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual o país havia sido retirado há quatro anos. A Caravana Semiárido Contra a Fome também faz essa denúncia. Mais de cem pessoas saíram de Caetés, em Pernambuco, e estão percorrendo o país para sistematizar as mazelas do golpe. 


 

Edição: Minas Gerais