Rio de Janeiro

LUTA

Dia do Basta! é marcado por protestos de diversas categorias

Petroleiros, bancários e eletricitários começaram o dia em atos que denunciam o desmonte do país

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Trabalhadores da Petrobras fizeram paralisações em diversas unidades da empresa no início da manhã. Na foto petroleiros da REDUC
Trabalhadores da Petrobras fizeram paralisações em diversas unidades da empresa no início da manhã. Na foto petroleiros da REDUC - Levante Popular da Juventude

Diversas categorias começaram o dia mobilizando seus trabalhadores no estado do Rio. As ações são parte do "Dia do BASTA!" convocado para esta sexta (10) em todo o país pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Logo cedo, os petroleiros da Refinaria Duque de Caxias (REDUC) fizeram uma ação de paralisação durante a manhã. O trabalhadores que chegaram para as trocas de turno foram convidados pelo SindPetro Caxias a atrasar seus horários de entrada para refletir sobre os ataques à categoria, à Petrobras e à soberania brasileira. 

No centro do Rio, os bancários fazem desde cedo uma vigília nas principais agências. Na Avenida Rio Branco, diversos bancos não abriram as portas. O protesto é contra a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) que tenta impor, na negociação salarial, quatro anos sem aumento real e ameaça os benefícios da Convenção Coletiva. O ato também faz parte  do “Dia do Basta”, uma mobilização nacional contra a perda de direitos.

No início da tarde, os trabalhadores da Eletrobras se somaram às manifestações e fizeram um ato em frente a empresa na Av. Presidente Vargas, no centro do Rio. Eles pedem a saída do presidente da empresa pública, Wilson Pinto. Os eletricitários foram convocados pelo Sindicato dos Eletricitários (SINTERGIA/RJ) e pela Associação de Empregados da Eletrobras (AEEL) contra a privatização da empresa, plano que tem sido empenhado pelo governo de Michel Temer. 

Ainda hoje acontecerá um ato cultural contra a perda de direitos, precarização das empresas públicas e venda do patrimônio público. Com o mote "Chega de violência, desemprego, carestia* e desgoverno" a CUT e diversas centrais sindicais esperam os cariocas à partir das 16h30 na Praça XV, no centro do Rio. 

*Carestia: encarecimento do custo de vida.

Edição: Jaqueline Deister