Eleições

PT vai "registrar Lula junto com o povo", afirma Gleisi

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, convoca militância a estar em Brasília no dia 15 de agosto

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Acompanhada por João Paulo Rodrigues, do MST, Hoffmann saudou manifestantes em greve de fome e na Marcha Lula Livre
Acompanhada por João Paulo Rodrigues, do MST, Hoffmann saudou manifestantes em greve de fome e na Marcha Lula Livre - Divulgação

A presidenta nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, fez um chamado à população brasileira, em especial aos militantes de organizações populares, para que compareça a Brasília no próximo dia 15 de agosto. Na data, a legenda deve protocolar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. Em coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (13), a petista afirmou que o objetivo do partido é "registrar Lula junto com o povo". 

Na entrevista, realizada na sede nacional do PT, em São Paulo, Hoffmann agradeceu todas as manifestações de solidariedade a Lula, incluindo a macha em direção à Brasília que os movimentos ligados à Via Campesina realizam, e a greve de fome que pede a libertação do ex-presidente. 

"Eu quero agradecer muito ao companheiros dos movimentos sociais, aos integrantes da greve de fome, demonstrando solidariedade ao presidente Lula e ao povo brasileiro. Agradecer a todos que estão se mobilizando no Brasil inteiro para estarem dia 15 em Brasília. Nós vamos ter milhares de pessoas. Nós vamos registrar Lula junto com o povo", afirmou. 

Hoffmann estava acompanhada de João Paulo Rodrigues, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ressaltou a importância de que o registro formal seja acompanhado de uma ampla mobilização popular. 

"Queremos reafirmar nosso convite para que todos possam ir a Brasília nesse dia 15 participar dessa importante manifestação em defesa do presidente Lula e do registro de sua candidatura. É muito importante que nossa militância e o povo brasileiro se mobilizem", disse. 

A etapa final da Marcha Lula Livre ocorrerá justamente na quarta-feira (15). As três colunas que compõem a caminhada chegam nesta terça-feira (14) na capital federal, e se unirão aos novos manifestantes que estarão em Brasília para o protocolo da candidatura de Lula no dia 15 de agosto. Nesse dia, haverá uma concentração a partir das 14h no Estádio Mané Garrincha. O último trajeto terá como destino o TSE.

 

Edição: Luiz Felipe Albuquerque