Mobilização

Camponeses chegam a Brasília para garantir registro da candidatura de Lula

Depois de marcharem mais de 50 km, as três colunas da Marcha Lula Livre se encontram em Brasília

Brasil de Fato | Brasília |

Ouça o áudio:

Três colunas da Marcha Nacional Lula Livre se encontraram por volta das 11h na Esplanada dos Ministérios
Três colunas da Marcha Nacional Lula Livre se encontraram por volta das 11h na Esplanada dos Ministérios - Leonardo Milano

*Atualizado às 12h50

Depois de marcharem por mais de 50 km, os cerca de 5 mil militantes de movimentos populares que integram a Marcha Lula Livre se encontraram, por volta destas 11h desta terça-feira (14) no Plano Piloto de Brasília. A partir deste momento, as crianças sem-terrinha se uniram ao grupo e lideraram a caminhada. 

Continua após publicidade

Nesta tarde, está prevista uma assembleia popular com todos os participantes, que montam acampamento próximo ao estádio Mané Garrincha. 

Continua após publicidade

"Nosso povo aprendeu com a história dessa bandeira vermelha que se for necessário marchar estará sempre apostos", afirmou Gilmar Mauro durante o encontro das três colunas. 

Continua após publicidade

A marcha, dividida em três colunas, teve início em 10 de agosto, e partiu de três pontos distintos. Uma delas saiu da cidade de Formosa (GO), outra de Luziânia (GO) e a terceira de Engenho das Lages (DF).

Cada uma das colunas saiu por volta das 6h30 da manhã desta terça-feira (14) do entorno de Brasília, e se encontraram no Plano Piloto da capital federal por volta das 9h.

Marco Baratto, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), afirma que o ato é histórico para a organização.

“Esse momento é importante porque vai ser a consolidação de um processo de retomada do debate com a sociedade, e a nossa marcha cumpre esse papel”, explica.

Os militantes levantam três bandeiras que representam algumas de suas principais reivindicações. As delegações da região amazônica e do Centro-Oeste na Coluna Tereza de Benguela pautam a soberania popular; os estados nordestinos da Coluna Ligas Camponesas se somam com a faixa Lula Livre; e as regiões Sul e Sudeste, na Colunas Prestes, pontuam o tema Terra, Trabalho e Moradia.

Continua após publicidade

“Cada coluna, então, leva essa simbologia para que, no encontro em Brasília, a gente construa esse processo de forma ampla e popular”, pontua o dirigente.

Continua após publicidade

Nesta quarta-feira (15), a Marcha Lula Livre realiza, junto com outras organizações e movimentos populares, o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República.

Edição: Luiz Felipe Albuquerque