Justiça

Greve de Fome: Comitê Internacional por Justiça e Paz envia carta à Cármen Lúcia

"Rogamos sua intervenção para contribuir com o diálogo necessário à paz e se retome o caminho democrático no Brasil"

Brasil de Fato | SP |
Militantes em jejum há 26 dias em Brasília não foram recebidos pela maioria dos ministros do STF
Militantes em jejum há 26 dias em Brasília não foram recebidos pela maioria dos ministros do STF - Foto: Adilvane Spesia / MPA

"Receba e escute os cidadãos que se encontram em greve de fome". É o que pede o Comitê Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos e a Liga Argentina pelos Direitos do Homem junto a Organismos de Direitos Humanos da América Latina e organizações sociais, enviada à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

O documento, assinado por Graciela Ramírez, coordenadora do Comité Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos, e Graciela Rosemblum, presidenta da Liga Argentina pelos Direitos do Homem, demonstra preocupação com a "crescente escalada de polarização política, com presença militar nas ruas, assassinato de líderes sociais como Marielle Franco, perseguição judicial, falta de garantias processuais e encarceramento de líderes de prestígio mundial como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", além de mencionar situações "que nos remetem aos tristes tempos da ditadura militar nesse país", desde 2016.

Na carta, os organismos apelam à ministra da Corte: "Rogamos sua intervenção para contribuir com o diálogo necessário à paz e se retome o caminho democrático no Brasil".

Confira abaixo a íntegra da carta:

Comité Internacional Paz, Justicia y Dignidad a los Pueblos

Havana, 23 de agosto de 2018

À: Ministra Carmen Lucía - Presidenta do Supremo Tribunal Federal – STF

Excelentíssima Ministra:

O Comitê Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos e a Liga Argentina pelos Direitos do Homem junto a Organismos de Direitos Humanos da América Latina e Organizações Sociais, expressa sua profunda preocupação pelo tratamento aos cidadãos brasileiros que se encontram em greve de fome.

Desde o ano 2016 quando foi retirada do governo a presidenta Dilma Rousseff, o Brasil se encontra em uma crescente escalada de polarização política, com presença militar nas ruas, assassinato de líderes sociais como Marielle Franco, perseguição judicial, falta de garantias processuais e encarceramento de líderes de prestigio mundial como o ex presidente Luiz Inacio Lula Da Silva e um conjunto de situações em detrimento da vigência dos direitos humanos que nos remetem aos tristes tempos da ditadura militar nesse país.

Com todo respeito lhe pedimos que receba e escute os cidadãos que se encontram em greve de fome. São eles : Frei Sergio Görgen, Rafaela Alves, Luiz Gonzaga (Gegê), Zonália Santos, Jaime Amorim, Vilmar Pacífico e Leonardo Soares. O direito básico destas pessoas de se manifestarem pacificamente não pode ser vulnerado. Os órgãos de justiça do Brasil têm a obrigação de preservar os direitos e garantias de todos os cidadãos brasileiros. 

Rogamos sua intervenção para contribuir com o diálogo necessário à paz e se retome o caminho democrático no Brasil.

Atenciosamente, Graciela Ramírez, coordinadora Comité Internacional Paz, Justicia y Dignidad a los Pueblos Graciela Rosemblum, presidenta Liga Argentina por los Derechos del Hombre.

 

Plataforma internacional con sede en Cuba, nuclea a hombres y mujeres de buena voluntad de diferentes países, unidos en la defensa de la Paz, la Justicia y la Dignidad humana. Dirección: Paseo 201 apto. 64 entre 11 y Línea, Vedado – Plaza. La Habana-Cuba Tel: +537 836-0044; +537 836-8077 Email: [email protected] Web: www.theinternationalcommittee.org

Edição: Cecília Figueiredo