Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Justiça

Greve de Fome: Comitê Internacional por Justiça e Paz envia carta à Cármen Lúcia

"Rogamos sua intervenção para contribuir com o diálogo necessário à paz e se retome o caminho democrático no Brasil"

25.ago.2018 às 09h11
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h44
SP
Redação
Militantes em jejum há 26 dias em Brasília não foram recebidos pela maioria dos ministros do STF

Militantes em jejum há 26 dias em Brasília não foram recebidos pela maioria dos ministros do STF - Foto: Adilvane Spesia / MPA

"Receba e escute os cidadãos que se encontram em greve de fome". É o que pede o Comitê Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos e a Liga Argentina pelos Direitos do Homem junto a Organismos de Direitos Humanos da América Latina e organizações sociais, enviada à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

O documento, assinado por Graciela Ramírez, coordenadora do Comité Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos, e Graciela Rosemblum, presidenta da Liga Argentina pelos Direitos do Homem, demonstra preocupação com a "crescente escalada de polarização política, com presença militar nas ruas, assassinato de líderes sociais como Marielle Franco, perseguição judicial, falta de garantias processuais e encarceramento de líderes de prestígio mundial como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", além de mencionar situações "que nos remetem aos tristes tempos da ditadura militar nesse país", desde 2016.

Na carta, os organismos apelam à ministra da Corte: "Rogamos sua intervenção para contribuir com o diálogo necessário à paz e se retome o caminho democrático no Brasil".

Confira abaixo a íntegra da carta:

Comité Internacional Paz, Justicia y Dignidad a los Pueblos

Havana, 23 de agosto de 2018

À: Ministra Carmen Lucía – Presidenta do Supremo Tribunal Federal – STF

Excelentíssima Ministra:

O Comitê Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos e a Liga Argentina pelos Direitos do Homem junto a Organismos de Direitos Humanos da América Latina e Organizações Sociais, expressa sua profunda preocupação pelo tratamento aos cidadãos brasileiros que se encontram em greve de fome.

Desde o ano 2016 quando foi retirada do governo a presidenta Dilma Rousseff, o Brasil se encontra em uma crescente escalada de polarização política, com presença militar nas ruas, assassinato de líderes sociais como Marielle Franco, perseguição judicial, falta de garantias processuais e encarceramento de líderes de prestigio mundial como o ex presidente Luiz Inacio Lula Da Silva e um conjunto de situações em detrimento da vigência dos direitos humanos que nos remetem aos tristes tempos da ditadura militar nesse país.

Com todo respeito lhe pedimos que receba e escute os cidadãos que se encontram em greve de fome. São eles : Frei Sergio Görgen, Rafaela Alves, Luiz Gonzaga (Gegê), Zonália Santos, Jaime Amorim, Vilmar Pacífico e Leonardo Soares. O direito básico destas pessoas de se manifestarem pacificamente não pode ser vulnerado. Os órgãos de justiça do Brasil têm a obrigação de preservar os direitos e garantias de todos os cidadãos brasileiros. 

Rogamos sua intervenção para contribuir com o diálogo necessário à paz e se retome o caminho democrático no Brasil.

Atenciosamente, Graciela Ramírez, coordinadora Comité Internacional Paz, Justicia y Dignidad a los Pueblos Graciela Rosemblum, presidenta Liga Argentina por los Derechos del Hombre.

 

Plataforma internacional con sede en Cuba, nuclea a hombres y mujeres de buena voluntad de diferentes países, unidos en la defensa de la Paz, la Justicia y la Dignidad humana. Dirección: Paseo 201 apto. 64 entre 11 y Línea, Vedado – Plaza. La Habana-Cuba Tel: +537 836-0044; +537 836-8077 Email: [email protected] Web: www.theinternationalcommittee.org

Editado por: Cecília Figueiredo
Tags: democraciagreve de fomesolidariedadestf
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Fé e cultura

Tradição nordestina: Barbalha celebra a 97ª edição do Pau da Bandeira de Santo Antônio

ARTE E CULTURA

Salão de Fotografia do Recife começa neste sábado (31), no Forte das Cinco Pontas

DIA SEM TABACO

Brasil trava batalha judicial há mais de uma década para proibir cigarros saborizados

QUEM COME PIB?

Com crescimento de 12%, agro puxa PIB, mas pouco contribui com bem-estar

Racionais MCs

‘Não tem romantismo, é real’: KL Jay fala sobre a exposição do Racionais, cultura periférica e resistência

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.