Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Análise

Em meio à volta da fome, observatório da desigualdade é lançado em MG

Projeto quer produzir boletins mensais sobre as condições e as políticas do estado

29.ago.2018 às 18h44
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h44
Belo Horizonte (MG)
Rafaella Dotta
Os índices mostram um Brasil rico para 1% da população e, de outro lado, pobre para 50%

Os índices mostram um Brasil rico para 1% da população e, de outro lado, pobre para 50% - Foto: Divulgação/Corecon MG

A população brasileira pode passar novamente pelo aumento da fome e da pobreza. Desde o início dos cortes de direitos e de investimentos sociais, pesquisadores acendem um alerta de que a desigualdade pode voltar a ser enorme no país. E isso tem consequências graves? Para os pesquisadores e alunos da Fundação João Pinheiro, além do Conselho Regional de Economia (Corecon), sim. Eles criam nessa semana o Observatório das Desigualdades de Minas Gerais, lançado em Belo Horizonte.

Os índices mostram um Brasil rico para 1% da população e, de outro lado, pobre para 50%. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) afirmam que em 2017 os mais ricos receberam em média R$ 27 mil por mês, enquanto metade da população viveu com R$ 754 mensais. Aponta ainda que nordestinos e nortistas são os que recebem a menor renda.

Na opinião do professor e coordenador do projeto, Bruno Lazzarotti Diniz, a desigualdade traz consequências graves para o país. Uma delas é a diminuição do nível de confiança nas instituições e entre os próprios cidadãos. O IBOPE mostra que o Brasil teve seu maior Índice de Confiança Social em 2010, quando atingiu 60 pontos. A última pesquisa, em 2015, mostrava que o índice desceu para 49 pontos.

“O outro é visto com desconfiança nas sociedades desiguais. O outro é visto antes como uma ameaça do que um aliado no enfrentamento dos problemas”, relaciona Bruno. Para ele, essa desconfiança tem a ver também com a segregação da vida: os “ricos” vão escolas particulares, enquanto os “pobres” vão para a escola pública. Uns vão para o trabalho de carro, os outros vão de ônibus. Assim, a empatia entre os cidadãos vai sendo enfraquecida.

Crescimento econômico e desigualdade

A pesquisa defende que o combate à desigualdade é o problema central do Brasil. “Existem duas maneiras de ter muitos pobres num país: você não ter renda, ou você ter uma renda mal distribuída”, explica o professor. “O Brasil não é um país pobre, é um país rico com muitos pobres”.

Bruno Lazzarotti discorda de que a retomada do crescimento do país resolverá problemas como pobreza, fome, falta de moradia e falta qualidade de vida. Explica que a riqueza produzida no país está indo parar nas mãos de poucas pessoas, e o crescimento do bolo não significa que será repartido com todos. “Essa ideia de que ou a economia cresce ou distribui renda é equivocada. Você pode fazer as duas coisas como vários países no mundo demonstram”.

Observatório mineiro

A ideia do Observatório das Desigualdades de Minas Gerais é acompanhar os índices sociais e econômicos no estado, produzindo boletins todos os meses. Cada relatório deve falar sobre uma desigualdade diferente, como a desigualdade de gênero, racial, territorial e educacional. Os programas governamentais também serão estudados.

Paulo Roberto Paixão, economista e presidente do Corecon, explica que o projeto pretende ser o olhar da sociedade sobre si mesma. “Vamos fazer uma análise da sociedade, para devolver a ela e dizer: olha como estamos”, instiga. Para ele, o observatório nasce em um momento ímpar, de eleições, e poderá contribuir para sinalizar quais políticas sociais serão as mais acertadas para o país.

Editado por: Joana Tavares
Tags: desigualdaderadioagência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEVASTAÇÃO

‘Dia e noite’ aguardando fogo, diz brigadista de Corumbá (MS), município mais incendiado do Brasil nos últimos 40 anos

Coincidência?

Municípios campeões em queimadas concentram maiores rebanhos de gado do Brasil

ACABOU

Tentativa de conciliação sobre marco temporal no STF é encerrada com resultado incerto

Irã-EUA

Partido Comunista de Cuba convoca forças de esquerda para defenderem a paz contra governo ‘fascista’ dos Estados Unidos

INFILTRADOS

‘Ultradireita parou de atacar democracia só pelo tanque de guerra’, diz ex-ministro e integrante da ONU

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.