Paraná

Pesquisa

Livro sobre comunicação e política será lançado na Vigília Lula Livre

Evento acontece no sábado (01), às 15h, com a presença dos organizadores  Tarcis Prado Jr e Alvaro Nunes Larangeira

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Livro apresenta a postura da Empresa Brasil de Comunicação em relação a três personagens principais
Livro apresenta a postura da Empresa Brasil de Comunicação em relação a três personagens principais - Divulgação

Amanhã (01), às 15h, acontece na Vigília Lula Livre o lançamento do livro "Comunicação e Política: EBC e o impeachment do governo Dilma", com a presença dos organizadores  Tarcis Prado Jr e Alvaro Nunes Larangeira.

Sob coordenação editorial do Prof. Dr. Álvaro Nunes Larangeira e organização dos doutorandos Tarcis Prado Junior, Moisés Cardoso e Franco Iacomini Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom-UTP), o livro Comunicação e Política: EBC e o impeachment do governo Dilma apresenta a postura da Empresa Brasil de Comunicação em relação a três personagens principais (Dilma Rousseff, Michel Temer e Sérgio Moro) materializada em suas reportagens publicadas no site durante o processo de afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff.  

“A comunicação pública corre perigo no Brasil. Há o ancestral repúdio oligárquico a veículos e espaços reservados à sociedade e a recorrente tentativa de cabresteá-los aos interesses da Casa-grande ou subjugá-los às diretivas dos compadres. Além das fundações educativas estaduais, a Empresa Brasil de Comunicação, criada no governo Lula e forjada nas reivindicações da sociedade civil por uma rede midiática pública, também passa por esta situação. Tão logo efetivou-se no cargo, a camarilha golpista interveio na EBC, destituindo a presidência da empresa e alterando o estatuto para deixá-la à feição do mercado midiático privado", explicam os organizadores.

Foram analisadas diversas matérias sobre essas personalidades decisivas para a consecução do impeachment (ou golpe) e o resultado revela uma empresa pública de comunicação deixando de lado os princípios que a regem para subscrever – muitas vezes nas entrelinhas, e noutras de modo mais incisivo – o imaginário da grande mídia vigente.

Edição: Laís Melo