reação

PT, PCdoB e CUT repudiam decisão do TSE e seguem lutando pela candidatura de Lula

A impugnação da candidatura do ex-presidente foi também duramente criticada por deputados do PT na Câmara.

Brasil de Fato | São Paulo |
PT deve apresentar todos os recursos aos tribunais para que sejam reconhecidos os direitos políticos de Lula
PT deve apresentar todos os recursos aos tribunais para que sejam reconhecidos os direitos políticos de Lula - Ricardo Stuckert

Os partidos e a central sindical aliada à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emitiram notas repudiando a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em cassar a candidatura do ex-presidente.

A nota assinada pela presidenta do PCdoB, Luciana Santos, afirma que a decisão do TSE é "uma violência contra a soberania do voto popular". Desqualificar a determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU e o apelo de diversos juristas em defesa dos direitos do ex-presidente é um “ultraje à democracia”. 

A impugnação da candidatura de Lula foi também duramente criticada por deputados do PT na Câmara. Para o deputado Wadih Damous (PT-RJ), que é advogado e integra a equipe de defesa de Lula, a votação foi destituída de “fundamentação jurídica válida e revestida de cinismo”. Paulo Teixeira (PT-SP), por sua vez, ressaltou a parcialidade da Justiça brasileira. “Eles têm lado e estão perseguindo Lula”, protestou.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também indignou-se com a decisão do TSE. Para a central sindical, a votação desta sexta-feira (31) foi mais um ato do judiciário de parcialidade e desrespeito aos direitos fundamentais consagrados na Constituição Brasileira e no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, do qual o Brasil é signatário. 

Com Lula até o fim
Passados exatos dois anos após o Senado confirmar o impeachment de Dilma Rousseff, o Tribunal Superior Eleitoral votou, por 6 x 1 contra o registro da candidatura do ex-presidente Lula nesta sexta-feira.  

No entanto, o Partido dos Trabalhadores divulgou nota em que afirma que vai “apresentar todos os recursos aos tribunais para que sejam reconhecidos os direitos políticos de Lula previstos na lei e nos tratados internacionais ratificados pelo Brasil”. 

Repúdio internacional
Pablo Bustinduy, secretário internacional do partido espanhol Podemos, afirmou em vídeo divulgado nesta manhã (1), que o objetivo do TSE é “impedir a participação de Lula nas eleições”. O Podemos integra o governo espanhol e é uma das principais forças políticas do parlamento europeu.  

Edição: Daniela Stefano