Rio Grande do Sul

Brasil de Fato RS - Edição 05

📰 Edição 05 do Brasil de Fato RS

🗳 ELEIÇÕES – Quando o vice vira Lula. A confirmação de Fernando Haddad para ocupar o lugar de Lula nas eleições é o grande fato da campanha presidencial. Seu desafio é herdar, em pouco mais de três semanas, parte substancial dos votos que os eleitores destinariam ao ex-presidente, favorito para vencer em primeiro turno mas impedido de concorrer pelo Judiciário. É o nosso destaque no novo caderno de eleições.

👥 ELEIÇÕES RS – No Rio Grande do Sul predomina uma velha escrita: quem está no governo não ganha. É um problema para o atual governador, José Ivo Sartori, dono de altos índices de reijeição. A alternância remonta à década de 1940, quando PTB e PSD se revezavam no Palácio Piratini.  Após a redemocratização, a disputa entre centro-esquerda e centro-direita tem permanecido, agora com outros atores, especialmente PT e PMDB. 

📉 ECONOMIA – O abandono do Polo Naval  arrasou a economia não só da cidade de Rio Grande mas de boa parte da Metade Sul do Estado. É o legado do governo Temer que deixou de produzir plataformas para exploração de petróleo no país para encomendá-las a fornecedores estrangeiros. Assim, cria empregos no exterior e aniquila milhares de postos de trabalho no Brasil. 

💸 GESTÃO -  Embora alegando falta de recursos, o governo Sartori abriu mão de R$ 153 milhões, valores a fundo perdido oferecidos pela Caixa e destinados a obras de saneamento na Grande Porto Alegre. É o que comprovam documentos encaminhados ao Ministério Público de Contas. Mesmo perdendo dinheiro, agiu assim para abrir caminho para o uso de parcerias público privadas.

💰 CANGAÇO – O quadro de insegurança nas outrora pacatas cidadezinhas interioranas do Rio Grande do Sul levou à criação de uma expressão diferente: “Novo Cangaço”. É assim que está sendo chamada a proliferação de assaltos em pequenas comunidades. Sem policiamento, elas são tomadas por quadrilhas que assaltam bancos e fazem moradores de reféns.

🗓 20 DE SETEMBRO – Durante dez anos, o Rio Grande do Sul foi palco de uma revolta provincial contra o governo do império brasileiro. Aconteceu de 1835 a 1845 e os feitos da Revolução Farroupilha são celebrados a cada dia 20 de Setembro. Nas celebrações, porém, pouco se fala da “Traição de Porongos” quando escravos negros que lutaram ao lado dos farrapos foram entregues para morrer. 

MULHERES – Mesmo o Brasil sendo tratado como “País do Futebol” ninguém sabe das dificuldades que as meninas que pretendem seguir a carreira no esporte enfrentam no seu dia-a-dia: pouco ou nenhum salário, falta de apoio da maioria dos clubes, ausência de público, de mídia e de patrocinadores. É o que contamos na última página.

👉🏾 Tudo isso e muito mais aqui:
https://issuu.com/brasildefators/docs/bdfrs_05_issuu 
 

📱 Não esqueça:
www.facebook.com/brasildefators
www.brasildefato.com.br