DESCRIMINALIZAÇÃO

Festival pela vida das mulheres acontece, hoje, em João Pessoa e reflete sobre aborto

Dia 28 de setembro é a data Latino-Americana e Caribenha de Luta pela Legalização da prática

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Em 2015, meio milhão de abortos foram realizados no Brasil.
Em 2015, meio milhão de abortos foram realizados no Brasil. - Divulgação

O Festival pela vida das mulheres acontece nesta sexta (28), em João Pessoa, na Lagoa, no centro da cidade. A realização dele é uma forma de colocar o tema do aborto em debate para sociedade, tema que vem sendo encarado como tabu. A proposta é que ele possa ser pensado a partir da ótica da saúde pública. O Festival começa a partir das 14h e segue até às 20h, com apresentações culturais e realização de rodas de diálogo.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Aborto (PNA) 2016, das 2.002 mulheres entrevistadas, com idade entre 18 e 39 anos, 13% já fizeram ao menos um aborto. A Pesquisa aponta que a mulher que aborta é uma mulher comum, acontece com mulheres de todas as idades durante todo o período reprodutivo, casadas ou não, que são mães, religiosas ou não, de todos os níveis escolares, trabalhadoras ou não, de todas as classes sociais e raças, em todas as regiões do país.
Segundo Tayse Palitot, uma das organizadoras do Festival, em João Pessoa, o festival, “não vem de agora, ele vem sendo construído desde a votação da ADPF – que é uma ação que questiona a constitucionalidade de uma lei, de um crime, no caso, a gente questiona a inconstitucionalidade da criminalização do aborto – então a gente não quer apenas que o aborto seja apenas descriminalizado, e quem auxilia esse aborto, a gente quer também que ele seja legalizado, que ele passe a ser uma questão de saúde coletiva, que essas vidas, que as vidas dessas mulheres, prioritariamente, as mulheres negras e as mulheres pobres possam ser preservadas, possam ser dignas, então este dia 28, vai ter o Festival pela vida das mulheres para que este tema possa ser tratado a partir de uma ótica nossa”.
Em 2015, ocorreram cerca de meio milhão de abortos. Diante deste quadro, a Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto quer que a discussão do aborto, no Brasil, deixe de ser um problema da esfera penal e seja encarada no âmbito da saúde pública. 
O Festival pela vida das mulheres começa a partir das 14 horas, na Praça das Acácias, em frente aos pontos de ônibus, na Lagoa, Centro de João Pessoa.

Confira a programação:

14h – Abertura
14h15 – Performance
14h30 – Roda de diálogo – Pela vida das mulheres: memória e aspectos legais.
15h30 – Oficina de autocuidado – Cuidando “dela”!
16h30 – Roda de diálogo – Saberes ancestrais e o direito ao nosso corpo.
17h/19h – Apresentações artísticas e culturais (Cineclube e Sarau Selváticas – – Anna Apolinário e Aline Cardoso)
Artistas: Val Donato, Matriarcaos, Regina Limeira, As Marias, Gláucia Lima, Cida Alves, DJ Isa Queiróz e Mebi’ah, Marta Sanchis, Gatunas, Kátia Eulília e Coco das Manas.
19h30 – Cortejo com Batuqueiras

Edição: Cida Alves