Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Unidade

Sindicalista dos EUA visita Lula e lamenta ameaça a direitos no Brasil

Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos dos EUA falou sobre semelhanças entre Trump e Bolsonaro

09.out.2018 às 18h45
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h45
Curitiba (PR)
Lia Bianchini
Kristyne Peter, diretora de Relações Internacionais do "United Auto Workers - UAW"

Kristyne Peter, diretora de Relações Internacionais do "United Auto Workers - UAW" - Foto: Joka Madruga/APT

Kristyne Peter, diretora de Relações Internacionais do Sindicato dos Metalúrgicos dos Estados Unidos da América (“United Auto Workers – UAW”) visitou a Vigília Lula Livre, em Curitiba, nesta segunda-feira (9), e manifestou a preocupação compartilhada por sindicalistas de diversos países com a conjuntura política brasileira.  

“Como vocês sabem, nós [EUA] estamos sob a administração de Donald Trump e temos visto a destruição dos direitos civis e trabalhistas. E vemos muitas semelhanças entre isso e o candidato da direita aqui no Brasil: misógino, racista, xenófobo, [com propostas que podem] destruir a seguridade social”, disse Peter.

Para a sindicalista norte-americana, o atual presidente dos EUA, Donald Trump, é “praticamente igual” ao candidato do PSL à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro. Ela deu exemplo do modo como Trump tem governado o país, atacando diretamente as classes mais populares. 

“Ele [Trump] está pretendendo privatizar escolas públicas do nosso país, ele é imprevisível, mente o tempo todo e basicamente está fazendo uma política que vai beneficiar o 1% mais rico [da população], enquanto aumenta a disparidade entre os pobres e os ricos. Isso cria um problema maior”, explica.

Outra semelhança destacada pela sindicalista foi o fato de que, assim como a campanha de Bolsonaro, Donald Trump investiu fortemente na disseminação de notícias falsas (chamadas de fake news em inglês). Para Peter, é um desafio lutar contra as mentiras espalhadas nas redes sociais, que pode ser superado, no entanto, com a militância “indo às ruas para conversar olhando nos olhos da população”.

Cartas para Lula

Em sua passagem por Curitiba, Peter levou cerca de 700 cartões postais com mensagens de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, escritos por outros sindicalistas e trabalhadores norte-americanos. 

O UAW, sindicato do qual Kristyne Peter é diretora, é um dos maiores da América do Norte, com mais de um milhão de membros espalhados entre Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. O sindicato representa os setores automotivo, agrícola e aeroespacial, além de trabalhadores de hospitais, ensino superior e organizações privadas sem fins lucrativos.

“Nós estamos chocados com o modo como Lula está sendo tratado e com a farsa da justiça que está acontecendo no Brasil. Há um ataque à democracia brasileira”, disse Peter.

Do mesmo modo como as empresas são globais, a sindicalista entende que os trabalhadores e as trabalhadoras devem se unir globalmente. Ela conta que o Sindicato dos Metalúrgicos dos EUA mantém relações próximas com outras entidades brasileiras, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). 

Em novembro, a população dos Estados Unidos também irá às urnas, para eleições legislativas, quando escolherão seus representantes para a Câmara e o Senado. Segundo Peter, agora, “mais do que nunca, os sindicatos estão fazendo política nas ruas” para conseguir eleger candidatos e candidatas que representem de fato a classe trabalhadora.

Editado por: Diego Sartorato
Tags: radioagênciasindicatos
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Gustavo Petro

Presidente da Colômbia acusa ex-ministro de traição após áudios que sugerem tentativa de golpe

VIDA DAS MULHERES

‘Daiane vive’: etnofeminicídio, justiça e mobilização indígena

Participe!

Debate sobre a fome como arma de guerra em Gaza ocupa livraria Expressão Popular em São Paulo (SP)

Presidente da Câmara

Motta nega traição ao governo e publica vídeo defendendo Congresso e derrubada do IOF

Irmão Edivaldo

Cassado por compra de votos, vereador de Ourilândia do Norte (PA) aumentou patrimônio em mais de R$ 6,5 milhões em 4 anos

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.