Eleições 2018

Ibope: diferença entre os candidatos cai quatro pontos; rejeição a Bolsonaro dispara

Levando em conta os votos válidos, candidato do PSL teria 57% entre os entrevistados, contra 43% de Haddad

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Haddad e Bolsonaro disputam o segundo turno das eleições, a ser decidido em 28 de outubro
Haddad e Bolsonaro disputam o segundo turno das eleições, a ser decidido em 28 de outubro - Foto: montagem

O Instituto Ibope divulgou, na noite desta terça-feira (23), nova pesquisa de intenção de votos para o segundo turno das eleições presidenciais. De acordo com o levantamento, considerando os votos válidos, Jair Bolsonaro (PSL) teria hoje 57% das intenções de voto, contra 43% de Fernando Haddad (PT).

Continua após publicidade

Em comparação com a última pesquisa Ibope, do dia 15 de outubro, Bolsonaro perdeu dois pontos, e Haddad ganhou dois pontos percentuais. O resultado reflete o aumento da rejeição ao candidato militar: de 15 a 23 de outubro, a porcentagem de eleitores que declaram não votar em Bolsonaro de jeito nenhum aumentou de 35% para 40%. Já a rejeição a Haddad caiu de 47% para 41%.

O Ibope traz também dados de levantamento espontâneo, em que os pesquisadores não mencionam os nomes dos candidatos aos entrevistados. Nessa modalidade de questionamento, Bolsonaro pontua 42%, e Haddad, 33%. Na comparação com a última pesquisa, em que Bolsonaro vencia Haddad por 47% a 31% na pesquisa espontânea, a diferença entre os candidatos caiu de 16 para 9 pontos percentuais.

Edição: Diego Sartorato