Eleições 2018

Eleitores de 19 municípios também vão escolher prefeitos no próximo domingo

O Tribunal Superior Eleitoral ressalta a importância de digitar o número de cada candidato ou candidata com atenção

|

Ouça o áudio:

A votação ocorrerá no próximo domingo, dia 28 de outubro
A votação ocorrerá no próximo domingo, dia 28 de outubro - José Cruz/Arquivo/Agência Brasil/

O Brasil vai às urnas domingo escolher o próximo presidente da República. Mas a definição para o cargo de governador também ocorrerá em segundo turno no Distrito Federal e em 13 estados: Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Roraima, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Além disso, 19 municípios vão realizar no dia 28 de outubro pleitos suplementares para escolha de novos prefeitos e vice-prefeitos. É preciso atenção para a ordem de votação onde haverá eleições suplementares.

Continua após publicidade

Nos estados em que o eleitor vota para presidente e governador, será preciso votar primeiro no candidato a governador e, em seguida, no candidato à Presidência, digitando, para cada cargo, dois números.

Continua após publicidade

Nas 11 cidades que vão às urnas para escolher governador, presidente e prefeito, a ordem de votação deve ser: governo estadual, presidência e prefeitura.

Continua após publicidade

Nos oito municípios que vão escolher dia 28 o presidente e o prefeito, primeiramente o eleitor escolhe o candidato à Presidência e, depois, à prefeitura. Sempre digitando dois números.

O Tribunal Superior Eleitoral ressalta a importância de digitar o número de cada candidato ou candidata com atenção e conferir a foto da candidatura escolhida antes de apertar a tecla “Confirma”.

Continua após publicidade

Caso ocorra algum erro, o eleitor pode apertar a tecla “Corrige” antes de finalizar o processo e digitar o número novamente. A famosa colinha em papel é autorizada na cabine de votação.

Edição: Radioagência Nacional