Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Resistência

Marcha no Centro Cívico de Curitiba denuncia risco de despejo da Ocupação Dona Cida

Prefeito Rafael Greca cercou área da Prefeitura com cordas e enfileirou guardas municipais dentro do prédio

26.out.2018 às 18h45
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h45
Instituto Democracia Popular Curitiba (PR)
Paula Zarth Padilha
A marcha foi simbolicamente liderada por famílias haitianas que moram nas ocupações, que abriram a manifestação levando a bandeira

A marcha foi simbolicamente liderada por famílias haitianas que moram nas ocupações, que abriram a manifestação levando a bandeira - Paula Zarth Padilha

Moradores da Ocupação Dona Cida, que reúne cerca de 400 famílias no bairro CIC, em Curitiba, se manifestaram em marcha no Centro Cívico, na manhã desta sexta-feira, 26 de outubro, para ato público que denuncia risco iminente de despejo após decisão judicial de reintegração de posse.

Uma carta de reivindicação seria apresentada ao prefeito Rafael Greca, solicitando sensibilidade em relação aos problemas sociais e de moradia, para que houvesse o compromisso de regularização da área e permanência das famílias, evitando desalojamento de 140 crianças. Mas o que encontraram foi a sede da prefeitura cercada com cordas.

Uma comissão de representação dos moradores da ocupação foi redirecionada para reunião na sede da Cohab, que fica a poucos quilômetros dali, no calçadão da Rua XV. Os moradores da Dona Cida, que contavam com a solidariedade das famílias das ocupações Tiradentes, Nova Primavera e 29 de Março, permaneceram em frente à Prefeitura.

A marcha foi simbolicamente liderada por famílias haitianas que moram nas ocupações, que abriram a manifestação levando a bandeira, seguidas pelas mães que carregavam seus filhos no colo, em carrinhos, caminhando. Por homens e mulheres, por pessoas idosas e por apoiadores da causa, que foram prestar solidariedade.

Renato Freitas, advogado militante das periferias, afirmou que essa era uma luta digna, pelo mínimo, e que as leis não são respeitadas quando é para o pobre.

A advogada Mariana Auler, do Instituto Democracia Popular, disse para os manifestantes que essa luta é popular, do povo nas ruas, mas que da parte dos advogados a luta também seria até o fim com as armas do direito, referindo-se ao suporte jurídico e de negociação que entidades como o IDP e a Defensoria Pública atuam para reverter a decisão judicial.

A defensora pública Olenka Lins também estava na Prefeitura, para acompanhar a reunião que não teve com o prefeito. Ela afirmou que sua presença era para intermediar de forma pacífica uma solução para os moradores.

Os vereadores Goura e Professora Josete também compareceram à manifestação para apoiar as famílias das ocupações e reiteraram a defesa do direito à moradia como direito que o poder público tem obrigação de garantir.

Após a marcha, as famílias permaneceram em vigília em frente à Prefeitura, aguardando retorno da reunião com a presidência da Cohab, a companhia de habitação popular do município.

As advogadas do IDP Mariana Auler e Sylvia Malatesta acompanharam a negociação, com a presença do presidente da Cohab, José Lupion Neto, em que foi definida uma nova reunião na próxima segunda-feira, 29 de outubro, às 16h, para que o órgão dê retorno das demandas. “É uma importante reabertura de diálogo para a solução desse conflito. As famílias não podem morar eternamente sob risco de despejo”, avalia Sylvia Malatesta.

Editado por: Laís Melo
Tags: curitibadespejoocupação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Previdência

Câmara de Curitiba aprova mudanças na previdência ‘às pressas’, sem debate com os vereadores

Convocação

Instituto de Arquitetos do DF realiza assembleia nesta quarta (25)

economia solidária

Reconstruir com solidariedade: a força da nossa rede pós-enchente

alerta

Com menos chuva e avanço da soja, rios do Cerrado perdem 27% das águas

racismo religioso

Dia de Zé Pelintra vira alvo de intolerância religiosa de pastor evangélico em Barra do Piraí (RJ)

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.