Bahia

CAMINHADA

Mais de 200 mil vão às ruas de Salvador pela candidatura de Haddad e Manuela

A caminhada da virada culminou em um grande ato cultural com diversos artistas baianos

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Fernando Haddad (PT) é recebido pelo povo nas ruas de Salvador.
Fernando Haddad (PT) é recebido pelo povo nas ruas de Salvador. - Fernando Udo/ Portal Vermelho

Na tarde desta sexta-feira (26), mais de 200 mil pessoas foram às ruas de Salvador, Bahia, numa caminhada pela eleição do candidato à presidência Fernando Haddad (PT) e em defesa da democracia. A concentração começou por volta das 15h, na orla de Ondina, e seguiu pela Avenida Oceânica até a Barra. 

O presidenciável esteve junto ao povo em carro aberto, acompanhado da esposa e do governador reeleito Rui Costa (PT). Faixas, bandeiras e cartazes foram usados para demonstrar apoio ao candidato e repudiar a onda de ódio propagada pelo seu oponente, o candidato de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL). 

Maria Eduarda Carvalho, jornalista, ressaltou a importância simbólica do ato. “Mostrou que a gente está do lado certo e não estamos sós. Tem muita gente. Foi muito emocionante ver o quanto essa transformação é real e a mudança de votos está acontecendo e é possível. Isso não é à toa. O Fernando Haddad tem um projeto e o compromisso com o Brasil. Não é o discurso de ódio que está sendo espalhado. Estamos apostando num proposta, na possibilidade do país ser feliz de novo e de acabar com os retrocessos do governo Temer. Por isso eu voto Haddad e estou aqui hoje junto com tanta gente”. 

Gabriela Fontes, autônoma, estava na caminhada acompanhada de sua família para defender a democracia e para combater o ódio. “A gente tá na rua hoje porque como negras e negros moradores da periferia, sentimos a necessidade de lutar pela democracia, de eleger Haddad como presidente e de acabar com essa onda de ódio que está sendo estimulada pelo outro candidato”.

Ao chegar ao final do trajeto, no começo da noite, a caminhada encontrou um grande ato cultural. Intitulado “Todos Pela Democracia – A Cultura Contra a Barbárie”, a atividade foi puxada pelas Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e Artivistas, e aconteceu no Farol da Barra, ponto turístico da cidade, reunindo diversos artistas como Juliana Ribeiro, Francisco, El Hombre, Lazzo Matumbi, entre outros.

*com colaboração de Jamile Araújo

Edição: Pedro Ribeiro