educação

Horário de verão e fake news estão entre as preocupações dos responsáveis pelo Enem

Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos próximos domingos, 4 e 11 de novembro

|

Ouça o áudio:

Cinco milhões e quinhentos mil candidatos estão com as inscrições confirmadas
Cinco milhões e quinhentos mil candidatos estão com as inscrições confirmadas - EBC

Horário de verão, fake News e fraudes. Os três assuntos causam preocupação aos responsáveis pelo Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece nos próximos domingos, 4 e 11 de novembro. 
Segundo o INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a Polícia Federal vai auxiliar no combate e na investigação de possíveis fraudes.
A presidente do instituto, Maria Inês Fini, conta que a segurança vai ser reforçada, após recomendações da PF. 
A atuação da PF vai ser concentrada no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília, durante os dois domingos de prova.
As notícias falsas, chamadas fake News, são OUTRO motivo de preocupação para o INEP. A presidente, Maria Inês, explica o porquê.
Em relação ao horário de verão, a recomendação é adaptar o relógio, já no sábado (03), para o horário de Brasília, porque os portões abrem ao meio dia e fecham uma da tarde, no horário da capital do país. É o que explica o Ministro da Educação, Rossieli Soares.
No dia 4, as provas terminam às sete horas da noite. No dia 11, às seis e meia da tarde. Esta é a primeira vez que o segundo dia de provas vai ter  30 minutos a mais, a pedido dos candidatos, que querem mais tempo para fazer os cálculos de matemática.
Cinco milhões e quinhentos mil candidatos estão com as inscrições confirmadas para o Enem. 
O local de provas pode ser consultado na página do candidato, em enem.inep.gov.br. Lá também, podem ser feitas denúncias de fake News e ocorrências nos dias das provas.
Até esta quarta-feira, mais de quatro milhões e meio de estudantes acessaram o cartão de confirmação, pouco mais de 80 % do total.
Lembrando que é importante que o candidato tenha, em mãos, caneta transparente de tinta preta e um documento oficial, com foto em boas condições.
 A identidade digital, no celular, não vai ser permitida, porque a checagem de documentação é durante as provas, quando os celulares estarão desligados e em envelopes lacrados.
 

Edição: EBC