Minas Gerais

Debates

1º Fórum Mineiro do BRcidades acontece em BH

Evento faz parte de iniciativa nacional que integra áreas de conhecimento para discutir a questão urbana no Brasil

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Fórum vai discutir qual a reforma urbana desejada pela população de Minas
Fórum vai discutir qual a reforma urbana desejada pela população de Minas - Foto: Divulgação

Belo Horizonte recebe, neste domingo (11), o primeiro Fórum Mineiro do BRcidades, que discute um projeto popular para as cidades do Brasil. O encontro acontece das 8h às 19h, no galpão da Ocupação Pátria Livre, na Pedreira Prado Lopes (Rua Pedro Lessa, 435).
Unindo profissionais que pensam a questão urbana e também instituições e movimentos populares da moradia, mobilidade, saúde, educação, cultura, raça, classe, gênero, mineração e mais, os debates giram em torno de qual é a reforma urbana necessária e desejada pela população de Minas Gerais. 
Além dos eixos temáticos, a programação do evento conta com uma mesa com a professora, urbanista e coordenadora do BRcidades nacional, Ermínia Maricato, e um festival cultural no encerramento.
“É muito comum que a questão urbana seja diretamente ligada à arquitetura e ao urbanismo, mas ela é muito mais do que isso. Iremos discuti-la sob a perspectiva do trabalho e dos direitos como um todo. E é muito importante traçar essas diretrizes no momento político que a gente vive”, ressalta uma das organizadoras, Marcela Soares, do Levante Popular da Juventude.
Em todo o Brasil 
O BRcidades também realizou um fórum nacional em maio de 2018 e agora leva os debates para diversas regiões do país, como Bahia, São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Encontre mais informações em www.brcidades.org e na página www.facebook.com/brcidades.

Edição: Joana Tavares