FÉ E LUTA

23ª Romaria do Migrante acontece neste domingo na Paraíba

O momento é de denúncia à violação dos Direitos Humanos e celebração das lutas e conquistas

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Foto: Há 23 anos Romeiros do agreste paraibano reúnem-se na cidade de Fagundes e caminham até a Pedra de Santo Antônio
Foto: Há 23 anos Romeiros do agreste paraibano reúnem-se na cidade de Fagundes e caminham até a Pedra de Santo Antônio - Foto: Divulgação

A cidade de Fagundes-PB recebe a 23ª Romaria do Migrante, trazendo, este ano, o tema A vida é feita de encontros - braços abertos sem medo para acolher, no domingo, 18 de novembro. São esperadas(os) cerca de dois mil Romeiros e Romeiras que irão se reunir em frente à Igreja Matriz da cidade com muita oração e compromisso social. Fiéis advindos de Itatuba, Ingá, Itabaiana, Campina Grande, Gado Bravo, Salgado de São Félix e João Pessoa, que juntas(os), caminharão rumo à Pedra de Santo Antônio, homenageando o povo de fé e o povo migrante.
Segundo Arivaldo Sezyshta do Serviço Pastoral do Migrante, a Romaria nasceu na década de 90 a partir da presença dos padres Escalabrinianos que acompanhavam os migrantes temporários, trabalhadores do corte de cana-de-açúcar na região de fronteira, entre os estados de Paraíba e Pernambuco. "Hoje, ela é um momento, tanto de denúncia da violação dos Direitos Humanos, quanto de celebração das lutas e conquistas das políticas públicas de convivência com o semiárido, da sociedade civil organizada", define Ary.
Ele conta que haverá um café da manhã às 6h, e em seguida irão para a caminhada até a Pedra de Santo Antônio onde irão refletir sobre o dia do pobre - dia 18 de novembro - e o dia do Refugiado, já que haverá a presença de imigrantes refugiados da Venezuela. 

Edição: Heloísa de Sousa