Comunicação saudável

Médicos de família lançam podcast “Medicina em Debate”

Iniciativa foi acelerada devido à saída dos médicos cubanos de programa federal

|
Podcast sobre medicina, saúde coletiva e política é produzido por quatro médicos do Sudeste e Nordeste
Podcast sobre medicina, saúde coletiva e política é produzido por quatro médicos do Sudeste e Nordeste - Foto: Pixabay

Como podem contribuir os médicos de Família e Comunidade, além do atendimento à população? Um programa de rádio que amplie a discussão sobre questões clínicas, política de saúde, medicina e o cotidiano.

Foi o que pensaram quatro amigos médicos, na Paraíba, em São Paulo em Pernambuco. A agenda movimentada entre a universidade, o trabalho na unidade de saúde ou o hospital, e a distância geográfica, não impediram que a ideia fosse colocada em prática. Assim surgiu o "Medicina em Debate".

Aristóteles Cardona Jr., professor de Medicina e Comunidade na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o clínico Pedro Carvalho, que atua no Hospital Universitário da Univasf, são de Pernambuco. Thiago Henrique Silva também, mas está há cinco anos em São Paulo -- trabalha no Sistema Único de Saúde (SUS) e em terapia intensiva em hospitais privados. Já Felipe Proenço é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e um dos tutores do Programa Mais Médicos na Paraíba.

Para Silva, que também é preceptor da Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade (MFC) de São Bernardo do Campo (SP), a garantia de informação integra a "cesta básica" da saúde. O ponto de convergência entre os médicos-comunicadores, que acelerou o lançamento do "Medicina em Debate", primeiro podcast semanal da trupe de médicos, foi a saída dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos -- anunciada pelo Ministério de Saúde de Cuba na última quarta-feira (14), após declarações “ameaçadoras e depreciativas” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo Aristóteles Cardona Jr., tutor do Programa Mais Médicos em Petrolina, circulam muitas inverdades, e é necessário apresentar os fatos à população. Todos os profissionais envolvidos na criação do programa de áudio para a internet -- podcast -- têm familiaridade com as questões do SUS e programas como o Saúde da Família.

Felipe Proenço, além de médico de Família e Comunidade, como os demais, é tutor do Mais Médicos na Paraíba, base de sua pesquisa no doutorado, e esteve na gestão do Mais Médicos entre 2013 e 2016.

No programa de estreia, lançado no último domingo (18), a trupe esclareceu o que é o programa Mais Médicos e relembrou o impacto positivo após a implantação do programa, com base em indicadores de saúde no município de Cabobró (PE).

O "Medicina em Debate" é elaborado por videoconferência e por não especialistas tradicionais em comunicação. Os médicos admitem que o programa demanda ajustes técnicos, mas é mais uma ferramenta de disseminação de informações de qualidade, para combater as fake news.

Edição: Daniel Giovanaz