Trabalho

Com salários atrasados, terceirizados de escolas públicas do DF entram em greve

Segundo o sindicato responsável pela categoria, cerca de 4 mil trabalhadores têm salários e benefícios atrasados

Radioagência Nacional |

Ouça o áudio:

Mês sim, mês não, funcionários terceirizados fazem greve para poder receber seus salários
Mês sim, mês não, funcionários terceirizados fazem greve para poder receber seus salários - Causa Operária

Escolas públicas do Distrito Federal amanheceram com greve de funcionários terceirizados. Os trabalhadores responsáveis pela limpeza, conservação e pela merenda paralisaram as atividades por causa de atraso de pagamentos e benefícios.

Segundo informações do Sinderviços, o sindicato responsável pela categoria, cerca de 4 mil trabalhadores passam por essa situação. O diretor de comunicação do sindicato, Antônio de Pádua, relata que os salários estão atrasos desde o 5º dia útil deste mês: "Estão em greve por causa do salário. Atraso do salário e benefícios, como ticket refeição, que ainda não foi pago. Isso vem ocorrendo, ao longo destes quatro anos, mês a mês. Mês sim, mês não, tem que fazer greve para receber o salário".

O diretor do Sinderviços contou, ainda, que os atrasos nos salários são causados pela falta de pagamento dos contratos celebrados entre as empresas e o governo do Distrito Federal.

A Secretaria de Educação nega que haja atraso nos repasses feitos às empresas. Por meio de nota, a pasta esclareceu que os pagamentos relativos ao mês de outubro estão dentro do prazo e em andamento, conforme previsto em lei.

A Secretaria também informou que o pagamento dos funcionários é de responsabilidade das empresas e que os dias parados poderão ser descontados.

A nota diz ainda que as escolas que optarem por reduzir os horários de aula, em qualquer circunstância, terão de repor as horas não cumpridas. A Secretaria não informou quais áreas e nem quantas crianças foram afetadas.

Edição: Radioagência Nacional