Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

VITÓRIA

Sindiágua-PB comemora a extinção da MP 844/2018 da pauta do Congresso Nacional

Sindicalistas e parlamentares impedem a privatização do saneamento básico e prazo da medida provisória expira

21.nov.2018 às 14h45
João Pessoa (PB)
Redação
Após muita mobilização de movimentos, entidades, sindicatos, parlamentares e setores da sociedade civil, a MP844/2018 não foi aprovada.

Após muita mobilização de movimentos, entidades, sindicatos, parlamentares e setores da sociedade civil, a MP844/2018 não foi aprovada. - Divulgação

O dia 20 de novembro marcou o fim de um dos episódios de retirada de direitos que o Brasil tem enfrentado desde que Michel Temer chegou à Presidência da República. O Ato Declaratório n° 70, do Presidente da Mesa do Congresso Nacional, Eunício de Oliveira, que foi publicado no Diário Oficial da União, pôs fim a tramitação da Medida Provisória 844/2018, de 6 de julho de 2018, pois teve seu prazo de vigência encerrado neste dia 19 de novembro. 

Ato declaratório foi publicado neste dia 20 de novembro no D.O.U / Foto: Reprodução.

O prazo expirou graças às movimentações de sindicatos representantes do trabalhadores do setor de saneamento, parlamentares e movimentos sociais que, no dia 13 de novembro, se mobilizaram e conseguiram impedir a votação da Medida Provisória, que foi intitulada como a “MP da sede e da conta alta”, não à toa. Tal medida alterava totalmente o marco legal do saneamento, a Lei Nacional de Saneamento Básico, de n° 11.445, aprovada em 2007 ainda no Governo de Lula, e tinha como objetivo privatizar os serviços de saneamento público brasileiro.

Sindiágua esteve presente durante a votação da MP 844/2018, na Câmara Federal, no dia 13 de novembro. Foto: Assessoria.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba – Sindiágua – se pronunciou por meio de nota, “Foi uma vitória muito significativa, onde com a participação sempre forte dos nossos representantes na Câmara Federal, conseguimos derrotar de uma vez essa sanha desse governo golpista, juntamente com o auxílio direto dos aliados do governo eleito de Jair Bolsonaro (PSL). Sabemos que a luta ainda não terminou, mas estamos firmes e mobilizados sempre na defesa do direito para que a água, esse bem fundamental para a vida humana, não se torne mercadoria, pois a água representa a vida e a vida não tem preço”, declarou o presidente do Sindiágua, José Reno de Sousa.
A movimentação da bancada de parlamentares da Câmara dos Deputados, que defendem os trabalhadores e a soberania brasileira, foi fundamental nessa vitória. “Nossa habilidade em nos juntarmos nessa hora foi importante para ganharmos tempo e fazer com que expirasse o prazo para votar essa medida, agora ela “caducou” e não pode mais entrar em pauta”, declarou a deputada federal, Jô Moraes (PCdoB-MG), durante visita à capital paraibana, João Pessoa.

Setores estiveram mobilizados durante a discussão da MP 844/2017, conhecida como MP da sede e das contas altas, no dia 13 de novembro. / Foto: Divulgação. 

A manutenção da Lei Nacional de Saneamento Básico (Lei nº 11.445 de 05 de janeiro de 2007) significou uma grande vitória para a população brasileira. Essa lei promoveu muitos avanços na área de saneamento, pois estabelece diretrizes para a área e tem como princípio fundamental a universalização dos serviços. Ela somente foi sancionada após intensos debates com todos os setores da sociedade interessados no tema e foi aprovada por unanimidade nas duas casas do Congresso Nacional, portanto a tentativa de revogá-la significava uma tentativa de retirar direitos do povo brasileiro. 
 

Editado por: Heloisa De Sousa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

soberania

Conselho Popular propõe aos chefes do Brics criação de big tech pública de países do Sul Global; leia discurso de João Pedro Stedile

Neoliberalismo

‘As estruturas do Banco Mundial e do FMI sustentam um Plano Marshall às avessas’, diz Lula na reunião do Brics

Solidariedade

Presidente de Cuba se reúne com artistas e parlamentares no Rio de Janeiro

POR CESSAR-FOGO

Brics defende criação do Estado palestino e denuncia uso da fome como arma de guerra por Israel

CÚPULA NO BRASIL

Exportação, Mercosul e inteligência artificial: os assuntos de Lula com os países-membros do Brics

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.