Rio de Janeiro

LAVA-JATO

Governador do Rio de Janeiro é preso em operação da Polícia Federal

Luiz Fernando Pezão (MDB) fazia parte do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro do ex-governador Sérgio Cabral

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Prisão ocorreu na manhã desta quinta (29) no Palácio Laranjeiras, governador do Rio chegou escoltado na Seperintendência da Polícia Federal
Prisão ocorreu na manhã desta quinta (29) no Palácio Laranjeiras, governador do Rio chegou escoltado na Seperintendência da Polícia Federal - Mauro Pimentel / AFP

O atual governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB) recebeu voz de prisão na manhã desta quinta-feira (29) no Palácio Laranjeiras. A “Operação Boca de Lobo” expediu nove mandatos de prisão no estado baseados na delação premiada de Carlos Miranda, operador financeiro de Sérgio Cabral (MDB). A prisão preventiva foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o Ministério Público (MP), Pezão fazia parte do esquema de corrupção do ex-governador preso Sérgio Cabral, do qual Pezão foi vice. O delegado da Polícia Federal responsável pela investigação, Alexandre Camões Bessa afirmou que o governador deu continuidade aos desvios "com seus próprios operadores". 

O MP afirmou que a lavagem de dinheiro tinha duas fontes: as mesadas do delator Carlos Miranda - de R$150 mil com bônus e décimo terceiro - e o superfaturamento em contratos, principalmente, no setor de transportes. Segundo a PF, as empresas destinavam 5% dos valores dos contrato para o esquema de corrupção chefiado por Pezão.

Na manhã desta quinta-feira (29), o governador do Rio foi escoltado da residência oficial, em Laranjeiras, até a Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá, centro da cidade. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), há registros documentais do pagamento em espécie a Pezão de mais de R$ 39 milhões no período entre 2007 e 2015. A justiça determinou o bloqueio dos bens.

O vice Francisco Dornelles (PP) assume o cargo de governador em exercício imediatamente. Luiz Fernando Pezão (MDB) vai prestar depoimento e depois ficará preso no Batalhão Especial Prisional, em Niterói, região metropolitana. São investigados os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva.

Este é o quarto governador preso no Estado, o primeiro em exercício do mandato. A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, explicou que os crimes continuam em curso no Rio de Janeiro e se instaurou em “diversas unidades públicas do estado”.

Edição: Mariana Pitasse