2019

Dirceu: "Deixa Bolsonaro sentar na cadeira presidencial, aquela cadeira queima"

Em entrevista ao Estado de S. Paulo, ex-ministro da Casa Civil, aponta dificuldades que próximo governo deve enfrentar

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
"PT e Lula se confundem. O Lula tem um legado e domina 40 milhões de votos", afirma Dirceu
"PT e Lula se confundem. O Lula tem um legado e domina 40 milhões de votos", afirma Dirceu - Lula Marques

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo nesta quarta-feira (19), que não está torcendo para o governo de Jair Bolsonaro (PSL) "dar errado". Em conversa com o jornalista Marcelo Godoy, ele destacou a complexidade das decisões que o próximo presidente deverá tomar já no início do governo.

"Vamos deixar o Bolsonaro sentar na cadeira. Aquela cadeira queima; queima aquela cadeira de presidente. Ele vai ter de tomar várias decisões em janeiro e fevereiro. Ele vai desvincular o salário mínimo da Previdência? Ele vai congelar o salários dos servidores públicos? Vai revogar a tabela do frete, subsidiar o diesel? A vida é dura. Que reforma da Previdência ele vai fazer? Ele vai realmente adotar sua política externa? Ele vai descontingenciar, executar todo o orçamento das Forças Armadas, da Segurança e da Justiça e vai contingenciar o orçamento da Saúde e Educação? Ele vai desconstituir a Loas (Lei Orgânica da Assistência Social)? Porque tem declarações muito contraditórias entre eles. Qual a política dele? Deixa ele governar”.

Consultado sobre o destino político de Lula, Dirceu defendeu a importância do ex-presidente: "Já me perguntaram por que o PT não se livra do Lula ou não se desvencilha do Lula, insiste no Lula. Porque o PT e o Lula se confundem. O Lula tem um legado e domina 40 milhões de votos. O PT não só tem de defender a liberdade do Lula e a inocência dele, como também o legado dele".

Godoy questionou Dirceu sobre uma suposta "crise ética" no Partido dos Trabalhadores, ao que o ex-ministro respondeu: "Você conhece os vereadores do PT? Os deputados, os prefeitos? Alguém enriqueceu na política? A Luiza Erundina enriqueceu? O (Fernando) Haddad? A Marta (Suplicy) enriqueceu na política? Não tem. Problema de caixa 2 de eleição, relações com empresas, é uma coisa; outra é enriquecimento pessoal e corrupção. Uma coisa é a responsabilidade nossa, dos dirigentes, pelo caixa 2, pela relação com as empresas, pelo custo das campanhas. Outra coisa é o partido. Você não pode condenar um partido."

Confira a entrevista na íntegra.

Edição: Brasil de Fato