Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Judiciário

Guerra no STF: Toffoli atropela decisão de Marco Aurélio Mello e mantém Lula preso

Horas antes, Mello havia dito que, se o plantonista derrubasse a liminar, geraria "instabilidade indesejada" na Justiça

19.dez.2018 às 18h46
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h46
São Paulo (SP)
Redação
Ministro Dias Toffoli derrubou liminar de Marco Aurélio Mello e criou impasse no Supremo

Ministro Dias Toffoli derrubou liminar de Marco Aurélio Mello e criou impasse no Supremo - Rosinei Coutinho/SCO/STF

Após cinco horas da liminar do ministro Marco Aurélio Mello que determinava a soltura de todos os presos condenados em segunda instância, o ministro plantonista Dias Toffoli derrubou a decisão em resposta ao pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. 

No plantão do recesso judiciário desde as 15 horas, Toffoli argumentou que a liminar gera insegurança jurídica e atenta contra a segurança e a ordem pública. O ministro disse ainda que o julgamento sobre o assunto está agendado para 10 de abril de 2019.  

O ministro Marco Aurélio Mello afirmou, em entrevista ao BuzzFeed News, que apenas o colegiado do STF poderia derrubar sua liminar. "Acima de cada ministro está somente o colegiado. Do contrário aconteceria uma instabilidade indesejada para a Justiça", disse Mello. "Seria o caso somente do colegiado. E que assim prevaleça o bom direito", completou. 

Antes da decisão de Toffoli, o ministro Marco Aurélio também afirmou, em entrevista a Globonews, que caso o plantonista do STF derrubasse a decisão liminar "seria uma autofagia, um ataque ao Estado democrático de direito".

Repercussão

As críticas à decisão de Toffoli foram imediatas. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou em sua conta do Twitter que o "Presidente do STF afronta a Constituição e mantem milhares de brasileiros sem trânsito em julgado, como Lula, presos". O dirigente do MTST e ex-candidato a presidente da República pelo PSOL, Guilherme Boulos afirmou também nas redes sociais: "Mais uma vez a Constituição é despedaçada"

A senadora e presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, afirmou que Toffoli foi contra as normativas da corte e aproveitou para questionar o caso do ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz: "Toffoli suspendeu a liminar contrariando regras do STF, que permitem suspensão apenas pelo Plenário. Procuradores mentiram à população, ao dizer que liminar soltaria homicidas e outros tipos. Já a Constituição… todos sabem que passou a ser um detalhe. Enquanto isso, onde está Queiroz?".

Lula

A juíza substituta da 12ª Vara de Execuções Penais, Carolina Lebbos, a quem caberia efetivar a soltura do ex-presidente Lula (PT) após a determinação do ministro Marco Aurélio, se posicionou sobre o caso às 18 horas desta quarta-feira (19). "Em homenagem ao contraditório", a magistrada pediu que o Ministério Público Federal (MPF) se manifeste com urgência, e não acatou o pedido de soltura da defesa de Lula.

O argumento de Lebbos é de que há decisões colegiadas do STF, que negaram o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Lula.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que "a decisão da juíza de execução é uma afronta escandalosa ao STF. Não reconhece a Constituição e parte pro ativismo político escancarado para impedir que Lula seja solto".

Hoffman também questionou a ação de Lebbos: "Decisão da juíza Lebbos desobedece Supremo, que já divulgou publicamente sentença. MP não tem de opinar sobre decisão, pode recorrer dela. Isso é afronta à Suprema Corte, enseja pena de prisão. É uma clara tentativa de postergar a soltura".

Editado por: Mauro Ramos
Tags: dias toffolilularadioagênciastf
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Escalada

Lula defende aumento do IOF e critica ‘rebelião’ contra medidas: ‘Só pode ser a desgraçada da doença da acumulação de riqueza’

JULGAMENTO

Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro em julgamento da trama golpista

Pressão popular

Plebiscito Popular lança votação pela taxação dos super-ricos e o fim da escala 6×1

PROJETOS PARADOS

Artistas de João Pessoa cobram novamente à Funjope pagamento atrasado do Edital de Fomento Cultural

Saúde pública

Vacina contra meningite começa a ser aplicada em bebês de 12 meses na rede pública do DF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.