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Economia

Verba para investimentos no orçamento de 2019 é metade do valor de 2014

Em paralelo, montante para pagamento de juros e encargos da dívida pública é 70% maior na mesma comparação

20.dez.2018 às 18h15
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h46
Brasília (DF)
Rafael Tatemoto
Os dados são de um levantamento preliminar do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc)

Os dados são de um levantamento preliminar do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) - Marcos Santos/USP Imagens

O montante de verbas destinado a investimentos previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, recentemente aprovada, é apenas metade (49,88%) do volume orçamentário executado há cinco anos. Por outro lado, o gasto com juros e encargos da dívida pública é 72% superior em relação ao mesmo ano. Os dados são de um levantamento preliminar do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) ao qual o Brasil de Fato teve acesso. 

Grazielle David, assessora política do Instituto e responsável pelo comparativo, explica que o ano de 2014 foi escolhido como marco pois se trata do último orçamento executado antes do início dos cortes realizados nos anos seguintes. O período posterior a esse ano, por exemplo, inclui a aprovação da Emenda Constitucional do Teto de Gastos em 2016, que afetou profundamente o orçamento de 2017.

“A gente já estava, no ano passado, no menor nível de gastos em investimentos em uma série histórica de 50 anos e agora cai mais uma vez. É muito interessante comparar a variação de gastos e previsão de gastos [entre 2014 e 2018]”, diz.

Por conta das restrições impostas pela Emenda, que o futuro governo não pretende rever, Paulo Guedes tem defendido a desvinculação de receitas, ou seja, o fim da obrigação constitucional de que o Estado invista valores mínimos em determinadas áreas, como saúde e educação. 

“Isso mostra que as previsões de quem falou incessantemente, durante a votação da PEC do Teto, que cada vez mais o que era destinado para despesas primárias seria destinado para despesas financeiras estão se cumprindo. O Teto colocou um limite ao espaço fiscal de escolhas políticas. A única forma do governo conseguir fazer mais escolhas de alocação orçamentária seria revogando o Teto ou de fato acabando com as vinculações”, explica  David. 

Salário mínimo

A LOA de 2019 prevê que o salário mínimo seja reajustado para R$ 1.006. O valor foi estimado a partir de um cálculo estipulado em lei, que leva em conta o PIB de dois anos antes, no caso 2017, e a estimativa de inflação do ano anterior, 2018.

O mecanismo está presente em uma lei de 2015, que estipulou a política de valorização do salário mínimo estabelecendo patamares mínimos de reajuste a partir do cálculo acima. O reajuste para 2019, entretanto, pode ser o último a seguir o modelo, já que a referida lei não abarca o período a partir de 2020. A continuidade da obrigação de se reajustar o valor, portanto, estará nas mãos dos próximos governo e Congresso. 

Aprovação

O texto do Orçamento 2019 segue agora para sanção presidencial. Como o prazo para o procedimento vai até o começo de janeiro, a apreciação pelo Executivo pode ficar com o próximo governo, de Jair Bolsonaro. 

Fontes que acompanharam as discussões do projeto na Comissão Mista do Orçamento no Congresso apontaram que a equipe de transição pouco se envolveu com o debate orçamentário para 2019, apesar do impacto direto da LOA no próximo governo. 

Editado por: Mauro Ramos
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