Pernambuco

CONQUISTA

Representante dos trabalhadores da Copergás é eleito para conselho da empresa

Luís Araujo, técnico da empresa, se posiciona contra a possibilidade de privatização da estatal

Brasil de Fato | Recife (PE) |
É a primeira vez na história da empresa que um trabalhador é eleito para o conselho administrativo.
É a primeira vez na história da empresa que um trabalhador é eleito para o conselho administrativo. - SINDIPETRO PE/PB

A posse do Conselho Administrativo da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), que aconteceu na última quinta (20), na sede da empresa, em Boa Viagem, já pode ser considerada histórica. É a primeira vez que um representante dos trabalhadores da empresa é empossado. Luiz Araújo é técnico trabalha há 7 anos na estatal. Eleito com 53% dos votos, ele destaca a importância do momento “O conselho administrativo é o mais alto nível de tomada de decisão da companhia. Ter uma cadeira para os trabalhadores é importante pra gente colocar nossa visão, a visão de quem faz a companhia’.

Em 2016, a empresa entrou no pacote de empresas a serem privatizadas em um acordo de cooperação com o BNDES, como o sistema Eletrobrás. Desde então, a luta dos trabalhadores da empresa tem se voltado para combater as iniciativas que podem conceder o controle da estatal para a iniciativa privada. Em outubro deste ano, o governador Paulo Câmara se posicionou contra a venda da empresa, como explica Thiago Gomes, delegado da Copergás “O governador sentou com vários sindicatos e garantiu a não privatização da companhia”.

A Copergás foi criada em 1992 e entrou em operação em 1994. É hoje uma das três maiores distribuidoras em volume de gás natural do país e abastece cerca de 30 mil consumidores residenciais e 500 empresas comerciais e industriais no estado. Em 2017, a companhia registrou lucro líquido de R$ 88,2 milhões, 22,3% superior ao ano anterior. Hoje, a gestão da empresa é baseada no modelo de economia mista, dividida com a Gaspetro e a multinacional Mitsui, que possuem juntas 49% das ações. Os 51% estão na responsabilidade do estado.

Edição: Marcos Barbosa