reincidente

Onyx usou dinheiro público para pagar viagens de campanha para Bolsonaro, diz jornal

Segundo Folha de S. Paulo, Deputado usou R$ 100 mil para fazer campanha para o candidato do PSL

|
Onyx Lorenzoni diz que vai dar “exemplo pessoal"
Onyx Lorenzoni diz que vai dar “exemplo pessoal" - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Uma reportagem publicada nesta segunda-feira (31) pelo jornal Folha de S. Paulo aponta que o deputado federal e futuro ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM-RS) utilizou dinheiro público para pagar as despesas de viagens feitas com o objetivo de fazer campanha para Jair Bolsonaro (PSL).

A reportagem indica que os registros da Câmara apontam que há mais de 70 pedidos de reembolso de passagens aéreas feitos pelo deputado gaúcho em que o destino ou origem são aeroportos no Rio de Janeiro e São Paulo. Esses bilhetes somam mais de R$ 100 mil. Vale salientar que o reembolso de passagens é destinado exclusivamente para atividades parlamentares e não pode ser utilizado fins eleitorais.

Folha destaca ainda que uma das viagens para o Rio de Janeiro reembolsadas ocorreu no dia da oficialização da candidatura de Bolsonaro, em 22 de julho. Também aponta que houve uma série de viagens relacionadas ao episódio em que Bolsonaro levou uma facada em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro.

Na semana passada, Onyx disse que não irá utilizar o cartão corporativo como ministro e abrirá mão de usar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para viagens. Chegou a dizer que daria “exemplo pessoal”.

Edição: Sul21