Medicina

Assentamento do MST abre vaquinha virtual para formar jovem médica popular

Objetivo é financiar curso para que ela possa dar assistência às famílias assentadas em Guaçaí, no Espírito Santo

|

Ouça o áudio:

Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), em Cuba, é considerada uma das maiores instituições de ensino de medicina do mundo
Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), em Cuba, é considerada uma das maiores instituições de ensino de medicina do mundo - Foto: MST

A Escola Latino-Americana de Medicina de Caracas, na Venezuela, abriu novas vagas para um de seus cursos, que se inicia em 2019. Com isso, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Espírito Santo decidiu enviar uma jovem para o país vizinho, com o compromisso de que, após sua formação, ela retorne e possa dar assistência aos moradores do assentamento Florestan Fernandes, em Guaçuí (ES). 

Para financiar a viagem e os custos de estadia, os integrantes do Movimento lançaram uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse. A meta de arrecadação é de R$ 5.650, incluindo passagens de Guaçuí para São Paulo, São Paulo para Caracas, custos de estadia na Venezuela e as taxas cobradas pelo site. 

A Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), cuja matriz é cubana, é considerada uma das maiores instituições de ensino de medicina do mundo, com aproximadamente 19.550 jovens de 110 países matriculados. A formação dos estudantes é centrada na chamada medicina da família, com abordagem humanitária e voltada ao atendimento de populações em situação de vulnerabilidade.

Clique aqui para acessar a vaquinha do MST do Espírito Santo e ajudar a fortalecer a saúde popular.

Edição: Pedro Ribeiro Nogueira