EDUCAÇÃO

Já estão abertas as inscrições para o SISU

Sistema de Seleção Unificada permite que estudantes usem o ENEM para ingressar em universidades públicas de todo Brasil

Brasil de Fato | São Paulo |

Ouça o áudio:

Inscrições para o SISU vão até sexta-feira (28). São mais de 235 mil vagas distribuídas em 129 universidades pelo país
Inscrições para o SISU vão até sexta-feira (28). São mais de 235 mil vagas distribuídas em 129 universidades pelo país - Valter Campanato | Agência Brasil

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições a partir desta terça-feira (22).Pelo Sisu, os estudantes usam a nota do Enem para ingressar em instituições públicas.

Continua após publicidade

Nesta edição, são mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. A lista das vagas pode ser consultada no site do programa.

A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Uma vez por dia, o sistema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

As inscrições para o Sisu podem ser feitas de terça a sexta-feira (25). O resultado será divulgado no dia 28. A matrícula dos selecionados deve ser feita do dia 30 de janeiro ao dia 4 de fevereiro.

Do dia 28 ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

Edição: Guilherme Henrique