Podcast

Semente de Girassol: Aprenda os benefícios e como inserir na alimentação

Com baixo custo e rica em fibras, semente tem sido bastante utilizada em dietas de emagrecimento

Ouça o áudio:

A semente é rica em nutrientes, vitaminas e proteínas, além possibilitar diversas formas de preparo
A semente é rica em nutrientes, vitaminas e proteínas, além possibilitar diversas formas de preparo - Pixabay
Com baixo custo e rica em fibras, semente tem sido bastante utilizada em dietas de emagrecimento

A semente de girassol, apesar de pouco consumida, pode ser considerada popular, de custo baixo e ainda traz muitos benefícios para a  saúde. Ela é muito utilizada em dietas de emagrecimento, pois é rica em fibra, o que ajuda a promover a sensação de saciedade. A nutricionista Viviane do Lago fala sobre as vitaminas e minerais da semente:

“É interessante porque ela é rica em vitaminas, minerais e fibras. Temos a vitamina E, que é um excelente antioxidante, ajuda na questão de pele e é uma vitamina lipossolúvel, que nós perdemos quando se perde gordura. No processo de emagrecimento é interessante por conta dessa reposição, e também pela questão antioxidante, que hoje é fundamental. Com relação aos minerais, temos o cálcio, que é muito interessante para mulheres com risco de osteopenia ou osteoporose. Tem o Magnésio, importante fonte de energia  para imunidade,o Fósforo, que combate a desidratação do calor, e as fibras, que ajudam ao manter a saciedade.”.

A nutricionista lembra que a semente é fácil de ser encontrada: “Ela não é cara é pode ser achada nessas lojas que vendem cereais Granel. Existem versões, com sal, sem sal, com casca, sem casca, o que possibilita variações. ”, explica.

Além de benéfica para saúde e fácil de ser encontrada, a semente de girassol pode ser consumida de distintas maneiras. Um exemplo é o leite feito da semente, indicado para dietas sem proteína animal ou lactose. O cozinheiro, educador e co-autor do Guia Gastronômico das Quebradas de São Paulo, Guilherme Petro, ensina como fazer o leite e dá dicas de receitas simples e fáceis para se fazer em casa:

“Você pode deixar a semente de girassol de molho por umas oito horas. Se você for para consumo imediato, faça uma proporção de um para dez, ou seja: uma de semente de girassol e 10ml de água. Mas isso pode variar, a partir da preferência: se gosta do leito mais grosso ou mais fino. Com esse leito você pode fazer vitaminas, bolos... E outra coisa: dá pra colocar a semente de girassol em bolos de grãos, de banana ou bolo de maçã, por exemplo".

A semente de girassol possui benefícios nutritivos para além do emagrecimento. Ela é conhecida como protetora do coração e intestino, por possuir uma diversidade grande de vitaminas e proteínas. Para começar a inserir o grão na alimentação, você pode consumi-lo em torradas, bolos ou em receitas mais elaboradas usando seu leite.

Edição: Guilherme Henrique