Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 09/02/2019

Confira entrevista com moradora de Brumadinho que resiste há 10 anos contra mineração

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

-

Confira os destaques:

Rejane de Moraes é moradora de Córrego do Feijão, vilarejo localizado em Brumadinho (MG) que recentemente foi devastado pelo crime da Vale. Há 10 anos ela e seu marido resistem à atuação de uma mineradora da região. O sítio onde mora o casal está cercado pela lama da Vale, uma mina de exploração e uma barragem de rejeitos com risco de rompimento. 

A juíza de primeira instância da 13ª Vara Federal de Curitiba, Gabriela Hardt, condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a12 anos e 11 meses de prisão sob a acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação conhecida como "Sítio de Atibaia". A decisão, o processo e a novamente a incoerência das provas são alguns dos pontos levantados por especialistas para contestar a condenação do ex-presidente. 

No sábado (9), jovens da Quilombo Pinhões, em Santa Luzia na Região Metropolitana de Belo Horizonte, lançam um livro para contar os 300 anos de cultura e tradição da comunidade. No local moram 400 famílias que atualmente realizam trabalhos de lavadeiras, paneleiras e balaieras, além de venderem hortaliças, doces e quitandas na capital. 

Edição: Minas Gerais