Pular o café da manhã não é uma boa para sua saúde

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Café, sucos, pães e frutas são ótimos alimentos para compor o café da manhã diário
Café, sucos, pães e frutas são ótimos alimentos para compor o café da manhã diário - Pixabay
A primeira refeição no dia é responsável por ativar o corpo e quebrar o jejum

O café da manhã é uma refeição que muita gente não dá a devida importância. Sono, atrasos e mesmo a falta de fome são alguns dos fatores que levam as pessoas a pular a primeira refeição do dia.

No entanto, o café da manhã é considerado a principal refeição do dia, porque regula o corpo para garantir mais disposição, apetite e saúde. Justamente por isso, também é chamado de desjejum: por quebrar o tempo que o corpo humano fica sem ingerir alimentos enquanto dorme, durante a noite. 

Essa refeição é tão importante que também está atrelada a grande parte das dietas; estudiosos da nutrição apontam que tomar café da manhã é um dos primeiros passos para reduzir o peso, justamente por diminuir a ingestão de comida durante o almoço e o jantar.  

Sendo assim, sua omissão não é vista como saudável. Nicole Bianchi Ezemplari, que está no último ano da faculdade de nutrição da Universidade Paulista (UNIP), alerta as pessoas que trabalham ou estudam fora de casa, em especial, para ter atenção ao ato de comer pela manhã. “A partir do momento que saímos de casa, nós não sabemos se vamos ter tempo de sentar, comer e escolher um local adequado para nos alimentarmos. Isso pode fazer com que encontremos algo não nutritivo, ou algo que nós nem saibamos como é preparado e de onde vem etc.”, comenta.

Também é importante escolher alimentos saudáveis, naturais e ricos em nutrientes. Ovos, frutas, café, iogurtes, aveia, tapiocas e pães são algumas das comidas mais comuns e nutritivas para começar o dia, mas existem outras. A ideia é fazer uma refeição balanceada, com vitaminas e alimentos energéticos para começar bem o dia.  

Apesar de ser uma refeição que muitas vezes não faz parte do dia a dia das pessoas, quem não toma café da manhã pode sofrer com a falta de fibras, vitaminas e antioxidantes. Além de saudável, a ingestão de comida pela manhã também evita a flacidez, já que com as reservas de energia baixas, o organismo começa a utilizar a massa muscular. 

Para quem tem dificuldade de comer pela manhã, a nutricionista Nicole dá a dica. “Tomar um copo de água assim que acordar ajuda a ativar o  corpo. Para quem não sente fome, tentar ingerir algo mais leve, um pedacinho de queijo, uma fatia de fruta, porque com o tempo, o nosso corpo acostuma e ele pede o alimento, se torna algo mais rotineiro”, afirma. 

Ainda que alguns minutinhos a mais de sono sejam gostosos ou que a correria do dia-a-dia seja intensa desde cedo, reservar um tempo para tomar um bom café da manhã ajuda a ficar disposto e saudável. 

Edição: Guilherme Henrique