ANTI-IMPERIALISTAS

Venezuela recebe centenas de pessoas de todo o mundo para Assembleia de los Pueblos

Na programação haverá um Concierto por la Paz com participação de cantora paraibana

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Cida Alves no Ato de chamamento para a Assembleia, ocorrido no dia 23
Cida Alves no Ato de chamamento para a Assembleia, ocorrido no dia 23 - Reproducao

A cantora e compositora Cida Alves irá se apresentar no evento Concerto pela Paz neste domingo (24), na cidade de Caracas, Venezuela. A Programação conta com dezenas de artistas de vários lugares do mundo. Do Brasil, serão Cida Alves, da Paraíba, e Pereira da Viola, de Minas Gerais.
Segundo Cida, a sua participação no concerto é parte da militância artística. “A minha arte também é luta. E este é um momento histórico e singular na história das Américas. O Brasil entregou o pré-sal, porém os EUA não se dão por satisfeitos e querem usurpar o petróleo do povo venezuelano. Nós, artistas e militantes do mundo todo estamos de mãos, vozes e corações alertas para impedir que a sanha capitalista venha para destruir as nossas nações livres e soberanas”, concluiu a cantora.

Cartaz do evento

Ana Chã, uma das coordenadoras do Concerto, explica que o evento contará com a participação de vários artistas venezuelanos e terá uma grande presença de artistas internacionais: “são artistas de Cuba, Bolívia, Brasil, Espanha, Gana e Nepal, que vêm neste ato cultural mostrar a solidariedade dos povos perante à situação que vive a Venezuela. Então, estar com a Venezuela neste momento é fundamental para quem acredita em um novo projeto de sociedade para a América Latina; e defender a revolução bolivariana na Venezuela também se faz com música e alegria”, ressalta Ana.Motoqueiros conduzem manifestação.

O evento irá ocorrer nas praças dos Heróis e dos Museus, a partir das 14h e será transmitido pela Telesur nas redes sociais.

A Assembleia Internacional dos Povos em Solidariedade à Revolução Bolivariana e contra o Imperialismo (AIP) acontecerá em Caracas a partir deste domingo (24). Centenas de pessoas e organizações sociais dos 5 continentes virão a Venezuela para demonstrar solidariedade ao povo, que vem sofrendo há décadas com as investidas dos EUA e seus aliados imperialistas, para ocupar militarmente o país. O encontro vai acontecer até o dia 27 e contará com debates, reuniões, noites culturais, visitas aos bairros e, por fim, apresentação de um plano de ação internacional e uma mística com a presença de Nicolás Maduro.Militantes levam faixa da AIP para as ruas

Há um mês, Juan Guaidó, deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, em visível desacato e nulidade jurídica, se autoproclamou presidente do país e fez convite aberto para um golpe de Estado, juntamente com os EUA. De acordo com Guaidó e seu grupo político, a reeleição de Maduro foi ilegal e ilegítima. Ainda hoje (23), em discurso para milhares de manifestantes em Caracas, Nicolás Maduro disse que não reconhece a autoridade de Guaidó e desafiou-o a convocar novas eleições presidenciais, como prevê o mesmo artigo constitucional invocado para declará-lo presidente interino.

Povo Bolivariano

Cerca de 700 pessoas de vários países como Gana, Suécia, Nepal, Brasil e Cuba, se encontram junto ao povo venezuelano nas ruas de Caracas entoando palavras de ordem contra a intervenção política e militar do EUA. Os militantes, de várias organizações sociais de todo o mundo, vieram para denunciar as manobras estadunidenses que desde o princípio o mês, como pretexto de envio de uma suposta “ajuda humanitária”, pressionam por uma intervenção militar no país.Palavras de ordem contra a intervenção dos EUA.

Fora Imperialistas!

Segundo João Pedro Stédile, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e principal promotor da AIP, o mundo vive uma crise provocada pelo capitalismo desde 2008; por isto que seus atores tratam de recompor-se fazendo uma ofensiva aos bens comuns da natureza (petróleo, minério, agua e sementes), e aos direitos dos trabalhadores com agressões através de invasões militares, assim como ocorreu na Líbia, Síria, e agora, na Venezuela.Milhares vão às ruas de Caracas.

O Concerto pela Paz acontecerá em dois palcos. Veja a programacão abaixo:

DOMINGO 24 DE FEVEREIRO

-   Grande concerto pela Paz 
Lugar: Praça dos Museus (Caracas)
Hora: 14 às 22h

-    Palco Praça dos Museus
Carlos López (Bolivia), Juan Mario Robles (España),  Cida Alves (Brasil), Federico Toledo/ Milena Salamanca (Argentina), José Pereira Di Violo (Brasil), Grupo Herencia

-   Palco TTC
Eduardo Sosa (Cuba), Raúl Torres (Cuba), Freedom Band, Gabriel y Los Comemiaz, Dj Gwiro,  Lxgico, Truko, Dj Gwiro, La Clave, Dimensión Latina
 

 

Edição: Heloisa de Sousa