Pernambuco

QUAL É O BAIRRO

Sítio Histórico de Olinda é parte da história de Pernambuco

O bairro também é conhecido como Cidade Alta

Brasil de Fato | Recife (PE) |
 É na cidade alta que estão pontos religiosos como o Convento de São Francisco, a Catedral da Sé e a Igreja do Carmo
É na cidade alta que estão pontos religiosos como o Convento de São Francisco, a Catedral da Sé e a Igreja do Carmo - Prefeitura de Olinda

O Centro Histórico de Olinda, também conhecido como Cidade Alta, reúne vários bairros olindenses e contempla uma área importante para o desenvolvimento comercial e histórico da antiga capital pernambucana. Quase um terço da área total é tombada e reconhecida como patrimônio, em um processo de preservação que se iniciou ainda na década de 1930. O sítio foi declarado Monumento Nacional pelo Congresso Nacional em 1980, e em 1982 foi reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO. Essa região olindense traz em seus ladrilhos e ladeiras importantes fragmentos da história das cidades irmãs Recife e Olinda, bem como de toda a antiga capitania Pernambuco.

É na cidade alta que estão o Convento de São Francisco, a Catedral da Sé, a Igreja do Carmo – primeiro tempo da Ordem dos Carmelitas nas Américas – e a Basílica e Mosteiro de São Bento, além da Prefeitura de Olinda. Durante o Carnaval, as ruas das redondezas do Centro Histórico se enchem de foliões, que se imprensam nas ladeiras e ruelas, muitas delas bastante conhecidas, como a íngreme ladeira da Misericórdia, a diversa Rua Treze de Maio e a Rua Bica dos Quatro Cantos, ponto de encontro favorito dos foliões.

Edição: Monyse Ravenna