Podcast

Como fazer seu filho se alimentar melhor?

Nutricionista dá dicas para estimular hábitos saudáveis em crianças

Ouça o áudio:

Evitar alimentos industrializados e incentivar a criança a experimentar novos alimentos estão entre as recomendações
Evitar alimentos industrializados e incentivar a criança a experimentar novos alimentos estão entre as recomendações - Denis Charlet / AFP
Nutricionista dá dicas para estimular hábitos saudáveis em crianças

Nos primeiros anos de vida as crianças formam seus hábitos alimentares que as acompanharão na fase adulta. É o que afirma o guia “Saúde da criança: nutrição infantil”, feito pelo Ministério da Saúde, alertando que oferecer alimentos com açúcar ou com grandes quantidades de energia pode fazer a criança se desinteressar por opções saudáveis.

As crianças devem ser estimuladas desde cedo a experimentar. A partir dos seis meses, pode conhecer novos sabores, cores, aromas e texturas. De acordo com o documento, a família deve introduzir alimentos naturais, de forma lenta e gradual, e mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. O ideal é começar com comidas mais espessas e pastosas, como papinhas ou purês, para aos poucos aumentar a consistência 

A nutricionista Ana Paula Ferreira afirma que para criar hábitos saudáveis na alimentação desde cedo é importante usar a curiosidade natural das crianças a favor. “Quando são bebes ainda, aprendendo a comer, seria interessante dar alimento cozido, como brócolis, por exemplo. Eles vão mordendo, largando, jogando no chão. E isto tudo é lúdico e ajuda a desenvolver aprendizados em relação a este alimento”, avalia.

Prato colorido

A nutricionista ressalta que é importante diminuir o consumo de alimentos industrializados e trazer para a mesa comidas mais naturais, livres de conservantes ou corantes e ricas em nutrientes. Ela indica optar por pratos coloridos que contemplem diferentes tipos de alimento. "Muitas crianças tem resistência aos alimentos coloridos, então uma boa saída é colocar pelo menos um alimento com outra cor, além do arroz e feijão que são importantes fontes de energia, proteínas e aminoácidos”, diz Ana Paula Ferreira. 

Outra forma de melhorar a alimentação é envolvendo as crianças nos preparos das refeições. Ferreira dá a dica que fazer uma salada de frutas simples e aproveitar de forma lúdica, cheirando e observando cada fruta, antes de misturar às outras. 

Edição: Guilherme Henrique