REFORMA AGRÁRIA

Mulheres camponesas ocupam fazenda de João de Deus em Goiás

"Ocupamos um território que é fruto do abuso, do estupro e da violência", dizem em nota MST e MCP

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Militantes dos movimentos populares ocupam de terra do curandeiro que abusou de mais de 500 mulheres.
Militantes dos movimentos populares ocupam de terra do curandeiro que abusou de mais de 500 mulheres. - Comunicação MCP

As mulheres do Movimento das Trabalhadoras/es Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento Camponês Popular (MCP) realizaram uma ação de ocupação na manhã desta quarta-feira da fazenda Agropastoril Dom Inácio, em Anápolis (GO). O imóvel é de propriedade de João Teixeira de Faria, o João de Deus, médium brasileiro que comandava a Casa de Dom Inácio de Loyola, um centro espiritual. Ele foi preso em dezembro do ano passado, acusado por mais de 500 mulheres, adolescentes e até crianças de diferentes tipos de abuso sexual.

"Por esses e tantos outros motivos, as mulheres Sem Terra ocupam hoje um território que é fruto do abuso, do estupro e da violência. Lutamos #PorTodasNós em um Brasil que segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) é o quinto em mortes violentas de mulheres no mundo", disseram as mulheres que ocupam a fazenda em nota.

Elas também informam que João Teixeira de Faria "é conhecido por concentrar lotes, terras improdutivas e terrenos na cidade". Ele tem 27 registros de imóveis em seu nome. 23 em área urbana. Na zona rural, são quatro propriedades de 703 hectares, o equivalente a 985 campos de futebol. Em depoimento formal à polícia, o acusado afirmou ter seis fazendas em Goiás: Crixás, Itapaci,  Anápolis, São Miguel, Pirenópolis e Abadiânia. 

Nesta terça-feira (12), desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás concederam um habeas corpus em favor de João de Deus e do seu filho, Sandro Teixeira. Foram 4 votos favoráveis e 1 voto contrário. Mas apenas o filho será solto, já que o médium possui outros mandados de prisão.

Edição: Pedro Ribeiro Nogueira