CIDADE

Atingidos por chuva em São Paulo devem receber FGTS antecipado do governo

Governo e ministério de Desenvolvimento Regional afirmam que vão liberar o FGTS e conceder desconto na conta de água

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Com o registro de treze mortes devido à fortes chuvas, diário oficial declara estado de emergência nas regiões metropolitanas
Com o registro de treze mortes devido à fortes chuvas, diário oficial declara estado de emergência nas regiões metropolitanas - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após reunião com Gustavo Canuto, Ministro de Desenvolvimento Regional, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (14), que os moradores fortemente atingidos pelas chuvas vão poder sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) antecipado.

A Defesa Civil de cada município afetado deve preencher um cadastro federal junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional, informando os endereços afetados pelas enchentes. O Ministro informou, que quem se sentir prejudicado pelas fortes chuvas, pode pedir a antecipação do FGTS. Para isso, é preciso solicitar à Defesa Civil um documento que prove residência fixa nas áreas atingidas e procurar a Caixa Econômica para fazer o saque.

Uma medida publicada pelo Diário Oficial reconheceu a situação de emergência nos municípios da região metropolitana de São Paulo, que registrou 13 mortes em decorrência das fortes chuvas, que aconteceram na madrugada do dia 11 de março.

O governador anunciou também que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), dará um desconto na conta de água dos moradores comprovadamente afetados pelas enchentes.

Continua após publicidade

Para ter acesso ao benefício, o cliente deve procurar uma agência da Sabesp ou um Poupatempo, com o atestado fornecido pela Defesa Civil do município e uma conta de água. Assim, na próxima fatura será cobrada uma média dos seis meses anteriores.

O Governo Federal também se comprometeu a dar prioridade aos moradores de áreas de risco no programa Minha Casa, Minha Vida, e priorizar a análise da lista de demandas dos municípios do Consórcio Intermunicipal Grande ABC no PAC Encostas.

Segundo o ministro Gustavo, os municípios apresentaram suas necessidades e essas obras serão, alegadamente, prioridade dentro do ministério.

Edição: Michele Carvalho