Em São Paulo

Lideranças se reúnem neste sábado (16) para ampliar campanha pela liberdade de Lula

Encontro Nacional Lula Livre deve resultar na criação de comitês locais para denunciar violações do Poder Judiciário

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Lula era líder nas intenções de voto para a presidência da República, em 2018, quando teve a candidatura impugnada
Lula era líder nas intenções de voto para a presidência da República, em 2018, quando teve a candidatura impugnada - Ricardo Stuckert

Militantes de movimentos populares e lideranças de partidos de esquerda se reúnem neste sábado (16) no Sindicato dos Metroviários de São Paulo (SP), na zona leste da capital paulista, para o Encontro Nacional Lula Livre. O evento, que ocorre às vésperas do primeiro aniversário da prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende debater ações em defesa da democracia, do Estado democrático de Direito e da liberdade de Lula.

Continua após publicidade

Uma das estratégias para fortalecer as mobilizações em torno do lema "Lula Livre", e que será discutida no encontro, é a criação de comitês locais dedicados a denunciar violações de direitos cometidas nos processos e condenações que levaram à prisão do ex-presidente em abril de 2018. 

O evento será aberto com um debate entre o ex-chanceler e ex-ministro da Defesa, Celso Amorim, o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stedile, e Valeska Teixeira, uma das advogadas de Lula. 

Lideranças políticas como os ex-candidatos à Presidência pelo PT, Fernando Haddad, e a vice, Manuela D'Ávila (PCdoB), e o ex-candidato do PSOL, Guilherme Boulos, também confirmaram presença no encontro, e devem relacionar as lutas pela liberdade de Lula com as lutas contra os cortes de direitos no governo Bolsonaro (PSL).

Esta semana, Lula enviou um recado à militância e aos parlamentares petistas e disse que a unidade contra a reforma da Previdência e em defesa da soberania nacional devem ser as prioridades em 2019.

A prisão política do ex-presidente em Curitiba (PR) completa um ano no próximo dia 7 de abril.

Edição: Daniel Giovanaz