Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 16/03/2019

Nesta semana, assassinato de Marielle Franco completa um ano e população cobra, nas ruas, por justiça

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

-

No início desta semana, na terça (12), o policial militar reformado Ronnie Lessa, de 48 anos, e o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, de 46 anos, foram presos acusados de serem responsáveis pela execução da vereadora Marielle Franco. Na quinta (14), milhares de pessoas por todo o Brasil e no mundo protestaram por justiça.  Em Belo Horizonte, o ato aconteceu debaixo do Viaduto Santa Tereza, no Centro, e reuniu diversas organizações, partidos políticos  e entidades religiosas. Foi realizado também um ato ecumênico que contou com a presença de várias lideranças religiosas.

O dia internacional de luta contra as barragens, 14 de março, foi marcado por uma jornada de lutas dos movimentos populares. Em todo o país, manifestantes denunciaram a Vale, por ser responsável pelo rompimento da barragem em Brumadinho que deixou pelo menos 300 pessoas mortas ou desaparecidas. Em Belo Horizonte, cerca de 400 atingidos por barragens participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para exigir o desarquivamento da Política Estadual dos Atingidos por Barragens e outros Empreendimentos (PEAB).

O Centro de Belo Horizonte ganhou, na última terça (12), um ponto dedicado ao cinema independente. O Espaço Cultural Filme de Rua surgiu do projeto de mesmo nome, Filme de Rua, que, em 2015, juntou adolescentes em situação de rua para fazerem seu próprio filme. O Espaço tem o objetivo de ter uma programação periódica que contemple produções audiovisuais que não têm oportunidade de serem exibidas no circuito tradicional. 

Edição: Minas Gerais