Em alerta

Vizinhos de usina em Rio Preto (MG) não sabem quando poderão voltar para casa

Risco de rompimento de barragem obrigou 29 pessoas a saírem do povoado onde moram neste sábado (16)

Brasil de Fato | São Paulo |
Moradores estão abrigados em casas de familiares na cidade de Rio Preto (MG), informa a Defesa Civil do município
Moradores estão abrigados em casas de familiares na cidade de Rio Preto (MG), informa a Defesa Civil do município - Reprodução/Kong Play/YouTube

Não há previsão de quando poderão voltar para casa as 29 pessoas que moram próximas da Pequena Central Hidrelétrica Mello, em Rio Preto, na Zona da Mata de Minas Gerais. Elas foram obrigadas a se retirar na manhã deste sábado (16) pelo nível elevado de risco da barragem. 

Neste domingo, animais em área de risco estão sendo deslocados para áreas de segurança e três pontos de passagens em estradas vicinais nas áreas consideradas de risco estão interditadas, informou a Coordenação da Defesa Civil da prefeitura de Rio Preto.

Em nota, a Defesa Civil municipal informou que a empresa mineradora Vale comunicou ter acionado o nível 2 do plano de emergência preventivamente "devido à elevação do nível de água no reservatório da hidrelétrica e possível ultrapassagem do limite estabelecido pelas normas de engenharia". Ainda de acordo com a empresa, "a elevação do nível de água foi causada pelas chuvas intensas na região de sexta (15) para sábado."

Num primeiro momento, foram retiradas 29 pessoas de 10 propriedades rurais que encontram-se na chamada Zona de Auto Salvamento (ZAS), sendo que todas elas foram realocadas em casas próprias ou de parentes na cidade de Rio Preto. 

Não há previsão de retirada do alerta, ainda que a Vale tenha informado estar monitorando a situação e que a barragem encontra-se estável.

Edição: Daniela Stefano