campanha

Fotos de Lula vão a leilão para promover luta pela libertação do ex-presidente

Lances podem ser feitos online; evento presencial ocorre na semana em que se completa um ano da prisão política de Lula

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Foto disponível no leilão - Lula e Fidel Castro em reunião com partidos de esquerda da América Latina em São Paulo/SP, 1989
Foto disponível no leilão - Lula e Fidel Castro em reunião com partidos de esquerda da América Latina em São Paulo/SP, 1989 - Luiz Prado

Está aberto em plataforma online o Leilão Lula Livre, com fotografias da trajetória do ex-presidente ao longo de mais de quatro décadas. No dia 3 de abril, semana em que se completa um ano da prisão política de Luis Inácio Lula da Silva, o leilão presencial abre as portas no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, no Bar Sabiá. 

O intuito do leilão é dar visibilidade para a luta pela libertação do ex-presidente. As imagens foram doadas por 43 fotógrafos que se engajaram na campanha Fotógrafos pela Democracia e enviaram do Brasil inteiro fotos da trajetória política e pessoal do ex-presidente. Todas as imagens são autografadas por Lula e, portanto, únicas e exclusivas.

O dinheiro arrecadado será doado ao Instituto Lula, por desejo do próprio ex-presidente. Os lances iniciais do leilão presencial terão como base os valores da plataforma virtual. Simultaneamente ao leilão de São Paulo, ocorre também o leilão na Paraíba, os dois à partir das 19h30. 

Lula é um dos líderes mundiais que mais foi fotografado ao longo de sua trajetória. Entre as 50 fotos do leilão que contam a história do líder brasileiro estão imagens da época em que atuava como metalúrgico, seu início no sindicalismo, encontros com grandes políticos como Fidel Castro e Barack Obama até momentos recentes, antes da prisão. 

As fotos são em cor e preto e branco e impressas em papel algodão, no tamanho 30 x 45 cm. A compra pode ser feita à vista no cartão de débito ou crédito, sendo que este último permite o parcelamento em até 3 parcelas. 

Fotógrafos participantes: Alberto Veiga, André Dusek, Bob Wolfenson, Celso Junior, Christian Carvalho Cruz, Claudia Ferreira, Claudia Guimaraes, Douglas Mansur, Ed Viggiani, Edu Simões, Egberto Nogueira, Eliaria Andrade, Ennio Brauns, Francisco Proner, Helcio Toth, Helio Campos Mello, Ian Maenfeld, Jarbas de Oliveira, Jesus Carlos, João Bittar, João Roberto Ripper, João Wainer, Juca Martins, Juvenal Pereira, Luiz Prado, Lula Marques, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marisa Carrião, Marlene Bergamo, Masao Goto, Midia Ninja, Miguel Chikaoka, Mônica Maia, Mônica Zarattini, Nair Benedicto, Nana Moraes, Paulo Pinto, Ricardo Stuckert, Roberto Parizotti, Rogerio Reis, Rosa Gauditano, Wilson Pedrosa.
 


 

Edição: Aline Carrijo