Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Curiosidades

Coluna de Ciências | Dá pra trocar mensagens de Whatsapp com ETs?

"Capitã Marvel" tem orelhão intergalático - daquelas "liberdades poéticas" que o cinema adora, e a ciência odeia...

27.mar.2019 às 13h00
Belo Horizonte (MG)
Renan Santos
Se você conversasse pelo celular com alguém que estivesse no Sol, demoraria mais de oito minutos para a pessoa te ouvir

Se você conversasse pelo celular com alguém que estivesse no Sol, demoraria mais de oito minutos para a pessoa te ouvir - Foto: Reprodução

Outro dia fui ao cinema assistir “Capitã Marvel”. Confesso, adoro um filme de super-herói! Em certa cena, a heroína utiliza seus apetrechos alienígenas para transformar um orelhão em um comunicador intergaláctico. Assim, ela tranquilamente conversa com seus amigos, como se estivessem na cidade ao lado. Só que eles estão em outra galáxia!
A cena me lembrou aquelas já famosas “liberdades poéticas” que o cinema adora, e que a ciência odeia. Som e explosões no vácuo, naves espaciais com gravidade interna, espécies alienígenas que sempre falam inglês… A lista é longa!
No caso do orelhão intergaláctico, você sabe onde está o erro? 
A velocidade mais rápida com que algo se desloca no universo é a da luz. Ondas eletromagnéticas como as usadas na telefonia se movem a cerca de 1 bilhão de quilômetros por hora (ou, como é mais comum, a quase 300 milhões de metros por segundo). Sem dúvida, muito rápido! Mas, para as imensas distâncias do universo, não basta.
Se você conversasse pelo celular com alguém que estivesse no Sol, demoraria mais de oito minutos para a pessoa te ouvir. É o mesmo fenômeno que vemos na TV, quando repórteres de estúdio falam com outros na rua, e ocorre aquele delay, aqueles segundos de silêncio e sorriso amarelo. Só que como a distância até o Sol é grande, o delay no caso seria, ao invés de segundos, de minutos.
No filme, como as personagens estavam em galáxias diferentes, a comunicação entre elas seria muito mais complicada. Nunca instantânea como visto no filme. Para se ter uma ideia, o envio de uma mensagem pelo 
WhatsApp para a galáxia mais próxima da nossa, a anã Nuvem de Magalhães, demoraria 158 mil anos. Se considerarmos que eles estavam no sistema solar vizinho ao nosso, o da estrela Proxima Centauri (bem perto, portanto) ainda assim a mensagem levaria quatro anos para chegar. 
De acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, nada pode ultrapassar a velocidade da luz. Trata-se de um limite insuperável de nosso universo. 
Assim, se pararmos pra pensar nas imensas distâncias que separam as estrelas e galáxias, percebemos como é fantasiosa a ideia de que seres de outros planetas nos visitam. Se uma nave viajasse na velocidade da luz, ainda assim demoraria muitos e muitos anos para chegar aqui. Todo esse esforço pra ficar escondido e fazer estranhos desenhos em plantações?
E você, se lembra de mais algum erro científico absurdo do cinema? Escreva e conte pra gente!
Um abraço e até a próxima!
Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de Minas Gerais.
 

Editado por: Joana Tavares
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Diversidade em pauta

Via Campesina realiza 4º Seminário Nacional LGBT+ para debater desafios da atualidade

Polícias unidas

Comissão da Câmara aprova PEC da Segurança Pública que unifica sistema, mas mantém responsabilidade dos estados

Análise

Provas contra Bolsonaro são ‘vigorosas’ e prisão domiciliar seria ‘afronta’, diz cientista político

Punição

Janones é suspenso por três meses em Conselho de Ética da Câmara; deputado vai recorrer

DEMARCAÇÃO JÁ

Comunidade Guarani Mbya de Viamão quer retirada de projeto que doa terras para centro logístico

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.